Páginas

21 de junho de 2010

Kick-Ass: Quebrando Tudo



Não, não é uma aventura teen ao estilo Pequenos Espiões. Tampouco é mais um filme de adolescentes nerds discutindo sobre coisas...nerds. Sim, é um filme de pessoas normais - e nerds - sem poderes, que não podem voar, mas podem chutar o seu traseiro. Não podem ficar invisíveis, mas podem chutar o seu traseiro ou "kick your ass". Resumindo, Kick-Ass: Quebrando Tudo é um filme sobre seres humanos normais que munidos de uniformes coloridos e perucas vão para as ruas ajudar as pessoas em perigo, assim como os super-heróis.

Kick-Ass é o codinome do adolescente Dave (o excelente Aaron Johnson, forte candidato ao novo filme do Homem-Aranha). Dave é aquele típico garoto nerd, fãs de HQ e sempre esnobado pelas garotas do colégio. Um dia Dave pensa: "Será que alguém no mundo já pensou em ser um super-herói?". O garoto então leva essa idéia absurda adiante, compra um uniforme verde e amarelo bem tosco e parte para a ação.


Aparentemente inocentes e nerds. Mas são armas letais!

Claro que suas primeiras tentativas de deter alguns criminosos não acaba bem - na verdade termina péssimo - para o Kick-Ass. Mas numa outra oportunidade, o menino entra numa briga de gangue, acaba salvando um homem que estava apanhando de outros três brutamontes, várias pessoas assistem a briga, gravam com seu celular e vai parar no You Tube, virar um hit na internet e a  cidade ganha um novo herói. 

Enquanto Kick-Ass leva "chute na bunda" nas ruas, Mindy/Hit Girl (Chloe Moretz, fantástica), uma garota de 11 anos e seu pai Big Daddy ( Nicolas Cage, ótimo no papel) se mostram bem mais preparados para bancar os "super-heróis" e salvar a cidade dos grandes criminosos.


Matthew Vaughn, produtor de filmes do Guy Ritchie, realizou uma obra furiosa, violenta, politicamente incorreta, divertida, bem humorada e ainda dá uma aula de "como se faz um filme de super-herói" a muitos diretores por aí que "detonaram" com algumas adaptações de quadrinhos.

Dave/Kick-ass: I kick your ass!

Num ano fraquíssimo de superproduções - exceto por Homem de Ferro 2 e Esquadrão Classe A - no qual as novas tecnologias como o 3D estão se sobrepondo ás histórias inteligentes e divertidas, criando roteiros mais rasos que um pires - me refiro à Alice no País das Maravilhas, Fúria de Titãs e muitos outros que estão por vir - no qual o principal interesse da indústria é arrecadar bilhões, favorecendo o impacto visual e deixando de lado um roteiro envolvente e coerente, Kick-Ass: Quebrando Tudo, é um longa imperdível, um dos melhores do ano.

Essa menina detona - literalmente!
Vaughn aprendeu muito trabalhando anos com o diretor de Snatch e Sherlock Holmes, o ritmo ágil, as cenas de lutas absurdas, violentas e incríveis, a narração em off, a trilha sonora empolgante, os diálogos sarcásticos e as referências à cultura pop (Num momento de tensão Dave diz: Oh Meu Deus, vou morrer antes de ver o final de Lost! haha) são influência de obras de Guy Ritchie, porém, são elementos que contribuíram para que o cineasta realizasse um trabalho com a sua "cara", autêntica, recomendável para meninos e meninas - menos para crianças abaixo dos quinze anos devido à violência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...