Páginas

28 de janeiro de 2010

Amor sem Escalas

"Até os homens que construíram impérios e mudaram o mundo passaram por isso". 

Essa é mais ou menos a frase de consolo dita inúmeras vezes por Ryan Bingham com a intenção de "animar" as pessoas que dispensou de seus trabalhos. É isso mesmo, Ryan voa todo os Estados Unidos, de empresa em empresa, demitindo pessoas. E ele faz isso com muita naturalidade e frieza, é quase um robô e com tantos anos de experiência sabe exatamente como agir e o que falar diante das diferentes reações das pessoas, que vai desde a uma resposta calma a uma ideia de suicídio.

Ryan Bingham é interpretado por George Clooney, charmoso como sempre, numa interpretação digna de Oscar no excelente filme de Jason Reitman, Up in The Air. Ok, o título "cometido" pelos responsáveis por traduzir para o português ficou Amor Sem Escalas. Ridículo e inadequado. Eles adoram colocar a palavra "amor" nos títulos, mesmo que o filme seja especificamente sobre o ódio.


Ryan dá dicas de como arrumar uma mala

Como já disse, a história gira em torno de Ryan, que é pago para dispensar pessoas nas empresas que estão em crise. Ele não se importa com o tipo de trabalho que tem, ele acredita ser uma pessoa feliz, ainda que solitário, não tem relação profunda com ninguém, nem com sua própria família. Tem uma casa, mas nunca está nela, vive em aeroportos. Passa mais tempo no ar que na terra. Casar e ter filhos é uma utopia.

O protagonista ainda apresenta palestras motivacionais, no qual praticamente a mensagem que ele passa é: "carregamos coisas demais nas costas, precisamos nos livrar delas, elas só nos atrapalham". Essas "coisas" a que ele se refere, incluem pessoas também. Mas sua vida pode estar prestes a mudar radicalmente quando ele encontra duas mulheres: Nathalie e Alex. Interpretadas respectivamente por Anna Kendrick e Vera Farmiga.

Nathalie é a responsável por implantar um novo sistema no qual a demissão poderá ser feita por computador. Sem precisar gastar com viagens e hospedagens. Ryan não gosta disso. Não porque ele sentirá falta do contato humano, mas porque terá de viver longe do aeroportos, viver permanentemente num só lugar, o que significa que ele terá de criar laços afetivos com alguém. 

Alex é igual ao Ryan, ou seja, tem o mesmo estilo de vida dele. Vive nas nuvens. Eles iniciam um relacionamento, se encontrando de vez em quando e então, ele começa a pensar diferente sobre o seu projeto de vida, ou seja, para o consultor, ela pode ser a chance de ter realmente algo permanente, e quem sabe construir um lar, ter filhos.



Jason Reitman realiza mais um excelente trabalho, Amor sem Escalas é inteligente, imprevisível e tão bom quanto seus longas anteriores, Juno e Obrigado por Fumar.  Tem uma trilha sonora deliciosa, destaque para a linda música Help Yourself de Sad Brad Smith, atuações inspiradas, cenas  memoráveis e ainda traz à luz temas bem atuais para refletir, como a interferência da tecnologia nas relações humanas ou como podemos encarar uma demissão, fato que para muitos podem significar um fim, mas também pode ser um novo começo.

16 de janeiro de 2010

Intrigas de Estado

O thriller mostra a antiga e a nova forma de fazer jornalismo 


No thriller Intrigas de Estado (State of Play, 2009), o eterno gladiador Russel Crowe interpreta o jornalista Cal MacAffrey - gordo e com os cabelos tão desordenado quanto a sua mesa de trabalho. Ele investiga o assassinato de uma mulher, amante do seu amigo, o deputado Collins, vivido por Ben Affleck. Claro que a situação se complica ainda mais quando o jornalista descobre que está diante de uma grande conspiração envolvendo uma grande empresa, políticos e outros assassinatos. Para quem curte uma investigação na tela, um bom suspense, reviravoltas em torno dos personagens, bem ao estilo de Todos os Homens do Presidente, este filme cumpre bem com tudo isso e ainda tem mais. Intrigas de Estado discute um tema atual. O longa tem como pano de fundo a questão sobre as novas ferramentas usadas no ramo jornalístico, ou seja, o declínio do jornal impresso e a ascensão de novas mídias como o blog.

Della Frye (Rachel McAdams, aquela que está na telona agora em Sherlock Holmes e do bacana Diário de uma Paixão) trabalha no mesmo jornal que Cal MacAffrey, mas ela é inexperiente, jovem e blogueira. Geralmente suas matérias publicadas no seu blog são carregadas de sensacionalismo. Mas sua editora Cameron Lynne vivida por Helen Mirren, fala bem dela: "ela é esfomeada, barata, e produz matéria a cada hora".

Já o (velho) jornalista (especialista em matérias especiais, geralmente longas) que está trabalhando há quinze anos no jornal, ela o classifica como um profissional "super-alimentado, caro demais e muito demorado". Percebe-se então, essa disputa entre estes dois jornalistas que usam ferramentas diferentes e com maneiras tão distintas de trabalhar, durante todo o filme. Claro que eles terminam por ajudar um ao outro, mas a discussão foi lançada e é conveniente nos perguntarmos: vale mais uma matéria num blog, que rapidamente é esquecida, ou uma matéria com mais detalhes e profundidade num jornal impresso?

"Querida, isso é matéria pra jornal."


Leia agora, algumas pérolas disparadas pela editora-chefe, frases que faço questão de exibi-las aqui, pois mostram situações que, com certeza, devem acontecer nas redações de qualquer jornal de qualquer lugar do mundo.

A editora-chefe diz para o jornalista Cal:

"Engraçado, toda vez que seu amigo (deputado Collins) entra em campanha, você canta o nome dele até fazermos a cobertura, e quando ele faz alguma coisa (ela fala de um escândalo nada favorável ao deputado), que realmente chegue a vender alguns exemplares, você fica mudo. Isto é incompatível."


Ou seja, a partir daí, é possível denotar que a imprensa adora uma notícia ruim, ou melhor, os leitores. Eles adoram ver desgraça na capa do jornal. Noticia boa, não vende. É fato.

Outra frase memorável:

"Nossos patrões estão com uma ideia absurda. Querem que a gente dê lucro". (referindo-se à mídia impressa)


Isto nem necessita de comentários, todos sabem que a venda de jornais está caindo progressivamente, a cada ano. E com a correria do mundo atual, ler notícias na internet é mais rápido, cômodo e não suja as mãos haha (ok, este último fator é pra gente fresca, mas acredite, tem gente que usa esse argumento). Mas ainda acho que o veículo impresso, não desaparecerá tão rápido assim, acredito que ainda vai sobreviver por algum tempo, sua credibilidade continua inabalável. 

Enfim, Intrigas de Estado é um ótimo filme, funciona como entretenimento, mas também faz uma análise sobre os meios de comunicação nos dias de hoje, sua rotina, os novos meios e seu funcionamento. Isso o faz obrigatório para estudantes e profissionais dessa área. Não tenho dúvida que ele logo será exibido nas salas de aulas para os estudantes de comunicação de todo o mundo.

12 de janeiro de 2010

O Escuro Mundo de Pandorum



Pandorum (2009) é um eficiente longa de ficção científica com doses de terror e suspense, deve chegar aos cinemas brasileiros em fevereiro. Isso se não for adiado novamente e sair direto em DVD. Esse descaso com aqueles que curtem - e querem curtir - um bom filme na sala escura é porque o longa foi mal nas bilheterias americanas. Apesar de críticas positivas, o público não compareceu às salas. Enfim, o fato de ter sido um fracasso não significa que o filme seja ruim - Transformers 2 é péssimo e faturou o segundo lugar como o filme mais lucrativo do ano, atrás apenas de Avatar. Ás vezes penso que as pessoas gostam de coisas ruins e repetitivas.



Dennis Quaid e Ben Foster vivem dois tripulantes que despertam numa nave espacial e não sabem nada sobre sua missão ou quem eles realmente são. Enquanto seguem recordando a memória, também descobrem que não estão sozinhos na nave. A história se passa numa era apocalíptica, por volta de 2200, no qual a Terra está quase sendo extinguida e poucos humanos restam, falta comida e água, as guerras pelos poucos recursos que ainda existem só servem para acabar definitivamente com o planeta e sua população.  Como qualquer ficção, este também tem sua mensagem embutida, com a intenção de refletirmos sobre nossa ações nos dias de hoje e ter em mente que elas terão consequências anos mais tarde.


Pandorum - não tem nada a ver com aquele planeta de Avatar - é uma ficção científica que deve agradar a todos. Fãs da franquia Alíen se identificarão com alguns aspectos que existem na produção. É um filme escuro, às vezes claustrofóbico e nos lembra o ótimo Abismo do Medo, inquietante, tem muita correria, sustos, uma trama que prende o telespectador, mas é impossível não apontar algumas falhas, como a ausência de explicações sobre os outros sobreviventes da nave - talvez o diretor tenha pensado em uma continuação e deixar essa explicação para a sequência, mas devido ao fracasso do filme, vamos ter que nos conformar e ficar sem ela mesmo. Mesmo assim, é uma pérola fílmica de 2009. Entretenimento garantido.

5 de janeiro de 2010

Anticristo: Uma experiência chocante


O longa Anticristo do controverso diretor Lars Von Trier pode não ser o melhor filme em sua filmografia e nem um dos melhores do ano, mas com certeza irá encabeçar a lista dos filmes mais violentos e polêmicos da história do cinema. Não, não é exagero. Se você é uma pessoa normal - nesse contexto, essa palavra significa que se a pessoa não é um cinéfilo, não conhece o diretor e muito menos seus filmes anteriores, e adora filmes de terror com crianças pálidas, ou meninas cabeludas, no qual o mal perde no final e tudo acaba no "e foram felizes para sempre" -  vai "morrer" de arrependimento se conferir o longa-metragem sem um pouco de conhecimento prévio.

Apesar de ser tratado como um filme de terror, Anticristo - título um tanto incoerente com a tramau - pode ser descrito como um drama psicológico, denso, recheado de brutalidades: sexo explícito - com closes - , (muita) masturbação, mutilação vaginal, e...melhor parar por aqui. Resumo: cenas chocantes permeiam os últimos - e angustiantes - trinta minutos do filme.

E a história? Bom, após a perda do filho - esse fato é mostrado na lindíssima sequência inicial, numa impecável fotografia preto e branco  e em ritmo lento - o casal, vivido por Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg, que não possuem nomes no filme - se mudam para uma cabana no meio da floresta, se isolam ali com a intenção de curar a mulher que está com depressão profunda e consumida pela dor. O homem, que é terapeuta, tenta ajudá-la com exercícios psicológicos, mas a situação dela piora progressivamente. E como.


Bizarro não?

Pode-se dizer que é um filme de arte, com cenas chocantes que até lembram um filme-trash, esteticamente belo, mas que não vai agradar aos desavisados que alugarem Anticristo pensando que é mais um inofensivo filme de terror. Von Trier merece crédito por sua coragem, por realizar um filme tão ímpar. Não é seu melhor longa, mas com certeza é o mais polêmico. Para mim, é o filme mais chocante que vi em toda minha vida, é realmente uma experiência fortíssima e infelizmente algumas cenas, que de tão brutais, ficarão na sua cabeça durante dias.

3 de janeiro de 2010

Skins - Uma série imperdível e obrigatória!




No último semestre de 2009 descobri uma série teen fantástica. Esqueça as fofocas e o glamour de Gossip Girl e os esquisitos, porém maravilhosos integrantes do coral Glee. Me refiro ao seriado Skins, e não, não é uma série americana, mas britânica. A primeira temporada, que vi há poucos dias, foi exibida por lá em 2007 e no ano seguinte pela HBO. Me pergunto por onde andava por não notar esse programa antes.

Skins é viciante, polêmica, ousada, surpreendente. Mostra a realidade nua e crua dos adolescentes. Explora a realidade dos jovens sem vergonha, nua e crua. Esta é sua maior qualidade e o principal aspecto que a distingue de outros seriados. É tão real, que é impossível não se identificar com algumas ações dos protagonistas, ainda que elas sejam, às vezes, constrangedoras. Ah, os personagens, esses merecem uma descrição individual, não muito detalhada, para não estragar as surpresas que aguardam àqueles que não viram o programa.



Anwar é interpretado por Dev Patel, aquele protagonista do Quem Quer ser um Milionário?, ele dá vida a um garoto muçulmano, adora álcool, mulheres peladas, drogas. Seu melhor amigo é o Maxxie, loiro, bonito, possui um incrível talento pra dança, ele é gay e não esconde isso de ninguém e essas diferenças resultarão em vários conflitos entre eles. Cassie é uma garota adorável, parece que está sempre no mundo da lua, sofre de bulimia, pode se suicidar a qualquer momento. Ela gosta do Syd, ele tem cara de nerd,mas não é nada inteligente e sempre se envolve nas piores encrencas graças ao seu amigo Tony (Nicholas Hout).

.
Tony é seu melhor amigo. Só tira notas altas no colégio, ao contrário de seu amigo Syd, é o popular e o que transa com quase todas as meninas da escola, mas é sem caráter, manipulador, insensível, egocêntrico - não se assuste se você começar a odiá-lo. Michele é a namorada de Tony, a linda e a popular do colégio, desejada por seu amigo Syd e completamente dominada por Tony. Chris é o garoto pobre que é abandonado por sua mãe, se apaixona pela professora e adora tomar um viagra - este personagem protagoniza o episódio mais divertido da temporada.


Ainda há outros personagens, mas deixarei para você, leitor, descobri-los. Cada episódio tem um personagem central e se acostume com nudez na tela, cenas de sexo, beijos entre garotos, drogas, ereção, pais negligentes, famílias disfuncionais e muitas festas insanas. E tenho que concordar com o jornalista Lucio Ribeiro, que disse à revista Capricho, que "Skins faz parecer Malhação uma novela para crianças de 7 anos". Aqui não há tabus.

Em Skins os protagonistas não vão a festa de limusine e bebem drinks caríssimos. Aqui, as festas acontecem nas casas de conhecidos, onde é regado a muitas drogas, música eletrônica e voltam pra casa apenas ao amanhecer, caminhando. O único ponto negativo é que a primeira temporada possui apenas 9 episódios e a segunda temporada, 10. Uma pena, pois são personagens riquíssimos e tão carismáticos que mereciam ser mais explorados em muitos outros  episódios. 

Enfim, esqueça um pouco desses seriados americanos repleto de clichês e experimente Skins.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...