A Twenty Century Fox elegeu o dia 21 de agosto como o "Dia Avatar" pois em mais de 300 salas pelo mundo exibiu 20 minutos do novo filme de James Cameron, Avatar.
E eu, obviamente, estava presente em uma dessas salas 3D contemplando a prévia dessa obra de ficção científica que promete revolucionar, quer dizer, já revolucionou a história do cinema.
Mas por que tanta expectativa em torno desse filme?
Há vários motivos. Cameron está trabalhando há mais de 4 anos na produção, mas a ideia ele já tinha na cabeça há muito tempo, bem antes de ser o responsável pelo naufrágio do maior navio do mundo 10 anos atrás, ele só estava esperando a tecnologia ser capaz de acompanhar a sua imaginação. E o 3D chegou, James começou a trabalhar e hoje o sonho virou um espetáculo visual deslumbrante jamais visto antes no cinema.
Outro motivo é de que se trata simplesmente do visionário (sim, esse é o adjetivo certo pra ele) James Cameron, criador de ícones do cinema como Alien e Exterminador, do filme de ação mais bacana dos anos 90, True Lies e claro, fez o planeta ir aos cinemas ver o barco Titanic afundar.
Antes de ver a prévia de 20 minutos de Avatar, pensei que seria um tempo suficiente, mudei de ideia completamente após mergulhar no mundo fantástico de Pandora. É um mundo novo, com sua própria cultura, idioma, plantas, criaturas, um planeta cujos seres se chamam Na´vi e onde os humanos travam batalhas épicas impressionantes.
Pandora é realmente encantador, e em pensar que tudo isso era apenas fruto da imaginação de Cameron. E que imaginação hein? Pois é, fiquei com um sensação de "quero mais" depois dessa prévia, apenas nos resta esperar até dezembro, uma eternidade! Num ano de blockbusters decepcionantes (exceto Star Trek), Avatar promete valer por todos os filmes que deixaram a desejar e ser um divisor de águas no universo cinematográfico.