O terror de viver no meio de uma
guerra, tendo de conviver com explosões e mísseis caindo na vizinhança, parece
até fazer parte da rotina de mãe e filha, no entanto, a possibilidade de estar
vivendo com “espíritos” na sua própria casa torna o dia a dia muito mais
aterrador do que o “clima de pânico” lá fora. Unindo o realismo e o
sobrenatural, os dois cenários aterrorizantes, juntos, amplificam a sensação de
desconforto e tensão e este é um dos maiores acertos do filme Sob a Sombra
(Under The Shadow, 2016), que entra na lista de uma das melhores e mais
originais obras de suspense do cinema recente.
Sob a Sombra é um filme iraniano,
e tem um estreante na direção, Babak Anvari, que também roteirizou a obra.
Ambientado em Teerã, em 1988, durante a guerra entre Irã e Iraque, a história inicia
quando Shideh (Narges Rashidi) é impedida de voltar a estudar medicina por
causa de suas ações políticas nos anos anteriores. Com sentimentos de revolta,
tristeza e impotência, ela faz do lar um lugar de estresse, favorecendo a
entrada de espíritos ruins e malignos chamados djinns, que são os demônios da
religião islâmica. Com a ida do marido para trabalhar na guerra, Shideh e sua
filha Dorsa (Avin Manshadi) ficam sozinhas em casa.
Apesar de estrear na direção de um longa, Anvari conduz a narrativa com uma segurança espantosa e visível em cada plano, cada escolha perceptível. A opção por concentrar a primeira metade do filme no drama entre os protagonistas e na tensão causada pela iminência de uma explosão ou queda de míssil foi uma decisão mais que acertada. Os elementos sobrenaturais surgem gradativamente, deixando o espectador sufocado e nervoso constantemente, tanto pela ameaça demoníaca quanto pelos momentos que denotam o início de bombardeios na região. Anvari também demonstra habilidade nas cenas de suspense, preferindo atiçar o imaginário do público e ser menos explícito, quanto aos sustos, eles vêm e você não sabe quando.
Apesar de estrear na direção de um longa, Anvari conduz a narrativa com uma segurança espantosa e visível em cada plano, cada escolha perceptível. A opção por concentrar a primeira metade do filme no drama entre os protagonistas e na tensão causada pela iminência de uma explosão ou queda de míssil foi uma decisão mais que acertada. Os elementos sobrenaturais surgem gradativamente, deixando o espectador sufocado e nervoso constantemente, tanto pela ameaça demoníaca quanto pelos momentos que denotam o início de bombardeios na região. Anvari também demonstra habilidade nas cenas de suspense, preferindo atiçar o imaginário do público e ser menos explícito, quanto aos sustos, eles vêm e você não sabe quando.
Assim
como Guillermo Del Toro usou como pano de fundo a guerra civil espanhola no terror A Espinha do Diabo, Sob a Sombra utiliza a guerra e a sua influência
na vida das pessoas, além disso, mostra o terror em vários níveis e formas
distintas, representados pelos elementos reais e sobrenaturais e também pela opressão
e o tratamento dado a mulheres islâmicas, dessa forma, Sob a Sombra é mais que
uma obra de suspense escapista e surpreendente e mais profundo do que aparenta.
Dificilmente esse elogiado suspense será lançado nos cinemas, mas a ótima notícia é que ele está disponível no You Tube, CLIQUE AQUI e assista ao filme completo e dublado. Ah, também está disponível no Netflix.
Dificilmente esse elogiado suspense será lançado nos cinemas, mas a ótima notícia é que ele está disponível no You Tube, CLIQUE AQUI e assista ao filme completo e dublado. Ah, também está disponível no Netflix.
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