Páginas

9 de agosto de 2014

O perturbador Miss Violence





“O filme da garota que comete suicídio na sua festa de aniversário”, assim é conhecido o drama grego Miss Violence (2013), e como se percebe, é um filme pesado, perturbador e chocante. 


Sem rodeios, a primeira cena do drama já é impactante: Angeliki está de aniversário, ela completa 11 anos, a família está reunida e todos comemoram e se ajeitam para tirar fotos, mas Angeliki parece estar alheia a toda aquela festividade, com um semblante tristonho a garota caminha para a sacada do prédio e se joga. Assim tem início Miss Violence,  vencedor do prêmio de Melhor Direção, para Alexandros Avranas, no Festival de Veneza do ano passado.


Se você pensa que o começo do filme é forte demais, o pior está por vir, quanto mais conhecemos a família de Angeliki, imersa num ambiente depressivo cheio de regras e punições, mais assustados e revoltados, nós ficamos.

 Uma família anormal; um ambiente opressor


O cotidiano dessa família esquisita é comandado com severidade pela figura do avô (Themis Panou, ganhador do prêmio de Melhor Ator no Festival de Veneza)  um homem misterioso, que impõe um clima de autoritarismo e perversidade na casa.  Se as ações cruéis do avô revolta o espectador, a passividade da família nos indigna ainda mais, isso é claramente visto na personagem de Eleni, mãe da garota suicida, controlada cegamente pelo pai e que finge não ver e saber das atrocidades que ele comete.


Com a câmera atuando como se fosse os olhos de alguém escondido dentro da casa com o intuito de desvendar o motivo do suicídio de Angeliki e a fotografia pálida, sem vida, apenas acresce mais a sensação de depressão e mal estar no público.  Avranas realizou um trabalho ímpar, impacta não por cenas sangrentas, mas por tratar de temas tabus, como o suicídio e violência doméstica de uma forma muito crua.

 Risos forçados antes da tragédia doméstica


Com poucos diálogos, o diretor deixa que as imagens falem por si e mostrem o que há de errado com a família, impossível é não se surpreender e se chocar com as revelações. Miss Violence é um chute no estômago, te atormenta, mas proporciona uma experiência intensa e inesquecível.


NOTA: 9,0

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...