Páginas

25 de outubro de 2012

As Vantagens de ser Invisível




Nós somos infinitos. Quando pensamos que já experimentamos os mais diversos tipos de sentimentos, eis que novas emoções surgem para a nossa surpresa. Quando achamos que conhecemos o suficiente os nossos amigos, então eles fazem algo inesperado e nos surpreendem, ou no pior caso, nos frustram, nos fazendo sentir seres dispensáveis e pequenos, como um grão de areia. Quando pensamos que a vida já nos proporcionou momentos inesquecíveis e bons, e outros tão terríveis, ela nos impressiona de novo, nos faz despertar para as coisas simples da vida, pequenos momentos ou atos que nos fazem valorizar mais a nossa existência, como por exemplo, o abraço de um amigo, ouvir sua música preferida tocando no rádio, um milkshake delicioso, ou apenas um passeio na parte externa da camionete, sentindo a brisa refrescante da noite na pele. E assim, olhando por esse prisma, chegamos a conclusão de que a vida é infinita,  nós  somos infinitos, por nos proporcionar sentimentos e momentos infinitos, inesquecíveis, alegres, dolorosos, inesperados.


Este, é Charlie.


É dessa forma que Charlie começa a ver a vida, a sua vida. Charlie,  é um adolescente tímido, um pouco depressivo e com um passado “pesado” demais para a sua idade, é o protagonista de As Vantagens de ser Invisível (The Perks of Being a Wallflower, 2012), o filme mais singelo e encantador do ano. Logan Lerman (o Percy Jackson) com seu riso contido e olhos que dizem mais que palavras, imprime com louvor toda a sutileza e a inocência exigida pelo personagem, nos momentos mais exigentes, dramaticamente falando, o garoto nos impressiona. Logan já não precisa mostrar que tem talento para ninguém, mesmo que ele escolha futuramente se tornar astro de filmes de aventura.


Charlie vive todas aquelas frustrações que já vivemos algum dia, como gostar de alguém e não ser correspondido ou quando nos sentirmos deslocados, tentando achar aquele grupo ideal de amigos que podem tornar as nossas vidas mais emocionantes e divertidas.  É por esses motivos que eu  - e muita gente por aí -  se identificou tanto com o protagonista, eu particularmente, nunca torci tanto pelo final feliz de um personagem como neste filme, pois é assim que queremos que aconteça com a gente, que após os inúmeros percalços e decepções pelo qual passamos, no fim, tudo fique bem.

Sam


Se Logan Lerman arrebenta em sua performance, seus colegas de cena, Ezra Miller e Emma Watson não ficam atrás, o trio esbanja simpatia e talento. Miller se desfaz de todos os vestígios de raiva e incompreensão presente em seu papel anterior – um jovem que comete assassinato em massa numa escola - no denso Precisamos falar sobre Kevin, e se mune de extravagância e carisma para compor Patrick, amigo de Charlie. Quanto à eterna Hermione, está ótima como sempre, mostra que tem futuro pós - Potter,  sua atuação como a descolada Sam, é madura, vê-la na tela não lembra em nenhum momento a garota esperta de cabelo armado daquela saga cinematográfica.

As Vantagens de ser Invisível é perfeito, um clássico teen contemporâneo, é uma sequência  de cenas verdadeiras e comoventes, uma após outra. A produção é baseada no livro de mesmo nome, escrito por Stephen Chbosky, que para nossa sorte, também roteirizou e dirigiu esta adaptação cinematográfica. Agora tá explicado porque o resultado saiu com tamanha perfeição.

e Patrick.

Apesar de ser um filme teen com personagens que ainda estão no ensino médio, o autor/diretor conseguiu se livrar de todas as armadilhas de clichês que geralmente assolam as comédias adolescentes. Stephen realizou um retrato maduro, realista (por que não?) melancólico, mas também, muito divertido - as cenas em homenagem ao musical cult The Rocky Horror Picture Show são impagáveis.


"Aceitamos o amor que achamos que merecemos".

Chbosky foi feliz também na exploração dos temas tabus, é incrível a facilidade que ele trata de assuntos “pesados” de forma tão sutil, mas sem amenizar o impacto que sofremos quando eles vêm à tona. Isso, é claro, também é culpa dos bons atores, dos diálogos inteligentes, da trilha sonora indie rock dos anos 90.

As Vantagens de ser Invisível é apaixonante, daqueles que você sai do cinema morrendo de vontade de ver novamente, mas com um bônus, a música Heroes (escute aqui!), de David Bowie, que fica martelando na sua cabeça sem parar. É, aquela música do túnel...ah, o túnel, nunca mais passarei por um sem lembrar da belíssima cena protagonizada pelos três amigos e com a personagem de Samantha do lado de fora da camionete, sentindo a vida.

7 comentários:

  1. Simplesmente perfeito esse filme além de ter uma história simples, mas tão tocante tem uma trilha sonora impecável =D

    ResponderExcluir
  2. Adorei o modo como escreveu, amei seu blog.
    E o filme é mesmo apaixonante!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Thaís!! Escrevi com o coração... :)

    ResponderExcluir
  4. esse filme é muio lindo lindo o final então é melhor ainda

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...