Páginas

16 de outubro de 2012

Os Infratores


Nos anos 30, no período da Lei Seca, que proibia a produção, comercialização e o transporte de bebidas alcoólicas, três irmãos (Forrest, Howard e Jack) que vivem de contrabando ilegal de bebidas, tentam driblar a lei a todo custo e com muito derramamento de sangue. Esta é a premissa do excelente Os Infratores (Lawless, 2011) um drama de gângster comandado pelo diretor do pós-apocalíptico A Estrada, John Hillcoat. 

Os irmãos Bondurant possuem a fama de serem indestrutíveis, e são temidos pela população por serem homens que procuram resolver seus problemas com violência. Se o irmão do meio, Forrest (Tom Hardy) esbanja troglodice com seu porte físico imenso e seus resmungos incompreensíveis, Jack (Shia LaBeouf), o caçula, não amedronta ninguém. O personagem de Jack é o que mais se desenvolve no filme, aprende a duras penas a ser um verdadeiro Bondurant, numa versão menos rústica e mais sofisticada é verdade, ele passa a negociar com mafiosos mal encarados e também se transforma em um gângster, daqueles típicos de cinema, com roupas caras e um carro estiloso para ser exibido em toda a cidade e para seu interesse romântico, a angelical Mia Wasikowska.

Irmãos Bondurant: Howard, Jack e Forrest.

A vida dos irmãos vira um inferno com a chegada do detestável agente de polícia, interpretado com intensidade assombrosa por Guy Pearce - que merece mesmo uma indicação a algum prêmio cinematográfico no início do próximo ano – seu personagem é um cínico policial que deseja ter uma parte nos lucros da empresa dos Bondurant. LaBeouf também se destaca, nos mostra uma atuação bastante inspirada, e quase ofusca seu colega de cena, Tom Hardy, numa composição bem parecida com o seu personagem lutador no longa Guerreiro (já falei muito desse cara aqui, confira!). O elenco ainda conta com a beleza ruiva de Jessica Chastain e do camaleão Gary Oldman, numa participação pequena, mas relevante.

Guy Pearce: atuação memorável em um papel fácil de odiar.

Assim como os irmãos Bondurant, Os Infratores é um filme brutal, mas não se restringe a isso, também emociona, tem uma história bem contada e prende a atenção, personagens cativantes, um vilão que adoramos odiar, momentos inacreditáveis, e como todo bom filme policial, as cenas de bang bang não desapontam. Um dos melhores filmes do ano. Merece todos os elogios que vem colhendo da crítica especializada nos últimos meses. Tá esperando o que para conferir este filme no cinema?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...