Páginas

1 de setembro de 2013

A Caça (Jagten)



O comentário de uma criança sobre um professor toma proporções gigantescas e causa danos devastadores e irreparáveis à vida de Lucas. Lucas é o educador acusado de abuso sexual infantil no filme dinamarquês A Caça (Jagten, 2012) do cineasta Thomas Vinterberg. Mads Mikkelsen (astro da trilogia Pusher de Nicolas Winding Refn, Cassino Royale e da série Hannibal) encarna com sensibilidade o professor que tem a cidade inteira contra ele após o infeliz e inocente comentário da menina Klara. A adoração da garota pelo professor é tão grande que, depois de levar uma leve repreendida dele, ressentida, ela diz à diretora do colégio que Lucas mostrou o seu “pipi” para ela.

Lucas é um profissional ímpar, dedicado, brinca e tem uma paciência de Jó com as crianças, infelizmente suas qualidades tornam-se irrelevantes  e não impede que a história do “pipi” saia para além das portas da instituição. Grethe, a diretora, logo leva o fato aos outros pais e o estrago está feito. Grethe representa aqui, aquelas pessoas que precipitadamente julgam as outras sem considerar o seu histórico e não se preocupam em dar espaço às dúvidas.

A menina Klara e sua imaginação fértil.

A questão mais difícil abordada em A Caça não é o caso do (suposto) abuso sexual, mas a manifestação social que vem depois. Lucas (que interpretação magnífica de Mads, não à toa levou a Palma de Ouro em Cannes de Melhor Ator em 2012) tem sua vida devastada, é agredido nas ruas, todos o tratam com hostilidade, como um doente mental, exceto o seu filho Marcus. A cena em que Lucas e seu filho estão na mesa conversando e Marcus chora copiosamente é comovente, tão verdadeira que fica difícil conter as lágrimas.

Thomas Vinterberg constrói um filme focado na relação de Lucas com a comunidade - que decide aceitar o fato a esperar pelo resultado da investigação - e a sua família,  sabiamente o diretor dispensa o lado investigativo da história. Em A Caça, a trilha está mais contida, bem diferente do ótimo filme Querida Wendy, que tocava The Zombies a todo instante. Vinterberg também faz algo interessante, utiliza-se da pouca luz em algumas cenas para representar o estado emocional dos personagens, como nos momentos de dor, raiva ou desgosto.

Mads: Atuação digna de Oscar.

A Caça tem muitos detalhes na trama que requer muita atenção do espectador, alguns traços do roteiro são implícitos dando margem para muitas interpretações, principalmente nas cenas derradeiras, tornando o filme uma experiência riquíssima do ponto de vista psicológico. Perturbador, reflexivo, o longa retrata a injustiça de uma forma pura, sem qualquer tipo de pirotecnia ou exagero na trama ou nas ações. O drama conta a história de um homem que tem o caráter questionado e que, provando-se inocente ou culpado, terá a sua vida assombrada para todo o sempre. 

NOTA: 9,5

5 comentários:

  1. Gostei muito desse filme. Estou algum tempo querendo escrever uma resenha a seu respeito também, mas não encontro o momento para isso. Fica para o futuro.

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Filme extremamente interessante!!!!! Deliro em filmes que envolvem algo da Dinamarca!!! Sempre podemos esperar coisas boas, nesse caso a atuação de Mads!!!!!

    Bruno Paes

    ResponderExcluir
  3. É um filmaço, com grande atuação Mikkelsen.

    Um dos melhores filmes do ano passado.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Pois é gente, filmaço mesmo, assisti essas semana porque só agora estreou aqui em Curitiba, mas quem não viu tem que ver. abraço a todos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...