Páginas

16 de agosto de 2011

Super 8: Um super filme no estilo anos 80!




J.J. Abrams homenageia Steven Spielberg, as clássicas aventuras dos anos 80 e mais, o cinema, em seu novo e ótimo filme Super 8 (2011). O logo da Amblin nos créditos iniciais rapidamente nos remete a filmes como E.T., aliás, tudo em Super 8, propositalmente nos dá essa sensação de nostalgia, a trilha sonora, um elenco mirim como protagonista e o clima de mistério nos faz voltar àquela década, época de memoráveis filmes juvenis como o já citado E.T., Contatos Imediatos do Terceiro Grau - ok esse é do final do anos 70 mas entra na lista também - , Os Goonies, Conta Comigo, e muitos outros. 




O enredo? Bom, lembra muito, mas muito o filme do “telefone-casa-telefone” – é, E.T. O extraterrestre – e como já disse, é uma homenagem às produções da época, e das boas. Liderado pelo ótimo ator Joel Courtney, um grupo de amigos estão tentando fazer um filme de terror com uma câmera super 8, numa estação, quando um trem descarrilha bem perto dos garotos colocando todos em perigo extremo. É aí, que somos presenteados com uma das melhores sequências de acidente de trem do cinema. A sequência é tensa e impressionante!





Após o acidente, a cidade vira um caos, o exército aparece destruindo tudo, objetos e pessoas começam a desaparecer. E o grupo de garotos continua com as gravações do seu filme, aproveitando até a condição da cidade e usando-a como pano de fundo.



Nem é bom falar muito de Super 8, mas vale ressaltar que o clima de mistério aumenta gradativamente - fala sério, isso Abrams é expert hein! - e revela um filme de ficção científica sobreposta por uma história de romance e amadurecimento - principalmente entre os personagens Joe e Alice, protagonizada por Elle Fanning – e sobre crianças que amam o cinema, e que farão de tudo para terminar de rodar a película sobre ataques zumbi.




Super 8 é misterioso, nostálgico, engraçado, equilibrado, bem ao estilo dos filmes da antiga Sessão da Tarde, é também um dos poucos filmes bons lançados nessa época de blockbusters, um dos melhores longas do ano. Não sei você, mas sou fanzaço de J.J. Abrams, e até agora ele acertou a mão em todos os filmes que dirigiu ou produziu como Missão Impossível 3, Cloverfield e Star Trek, e claro, ele também é o responsável pelas cultuadas séries Lost e Fringe, mas se um dia ele errar, certamente não será algo tão ruim assim. Já estou ansioso por Star Trek 2, seu próximo projeto cinematográfico.

Um comentário:

  1. Muito bom o post cara... Mais lembrei de santiago aushuahsuhas (http://www.facebook.com/group.php?gid=25014966439) Abraços weon

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...