Páginas

26 de janeiro de 2013

J. J. Abrams - Todos querem um pedaço do gênio!




Jeffrey Jacob Abrams é o homem de ouro de Hollywood da atualidade, e isto ninguém pode contestar. Todo mundo quer uma fatia da sua mente brilhante. De quem estamos falando mesmo? Ah, é o J. J. Abrams, roteirista, produtor e diretor, que recentemente divulgou que vai assumir a nova versão de Star Wars. Com a sequência de Star Trek estreando este ano, a gente ainda vai ouvir falar muito desse cara – como se isso já não acontecesse, a cada dia leio uma notícia de uma nova série que vai produzir.

Abrams é um dos homens mais requisitados da indústria do cinema, e agora um dos mais poderosos, pois será responsável por duas das maiores sagas do cinema: Star Trek e Star Wars.

Seus filmes são garantia de público e de boas críticas,  ele é um incansável nerd que vem colecionando hits tanto na TV quanto no cinema. Sou um fã confesso do diretor desde a polêmica Lost, é o cara do suspense, do mistério, da ficção científica, suas obras são envolventes, fantasiosas, repleto de efeitos especiais, mas ele sempre faz questão de humanizar seus personagens. Se eu tinha revirado o olho com a notícia do remake de Star Wars, com Abrams no comando, minhas esperanças foram recuperadas, In Abrams I Trust. Confira abaixo, os seus melhores trabalhos como produtor e diretor.


Lost (2004 – 2010)Esta é a série que é massacrada até hoje em razão de seu final um tanto comum demais para os espectadores que esperavam algo mirabolante em seu desfecho, talvez porque já estavam (mal) acostumados com as inúmeras surpresas que a série nos proporcionou em suas seis temporadas. Deixando isso de lado, Lost é uma das melhores e mais criativas séries da televisão, inovadora em sua narrativa, seu mundo ficcional não se limitou à TV e foi parar na web, em HQs, e em outras mídias, transformando-a em um fenômeno estrondoso, e levou o nome de Abrams aos ouvidos dos figurões de Hollywood. Sua vida nunca mais foi a mesma. Além de produtor da série, J. J. dirigiu os dois (ótimos) primeiros episódios da série.



Alias (2001 – 2006)Antes de Lost, Abrams já havia criado uma das séries de espionagem mais bacanas da TV, Alias Codinome: Perigo, estrelada por Jennifer Garner, e que contou também com a  participação de um (ainda) desconhecido Bradley Cooper. Jennifer vive Sidney Bristow, uma jovem agente secreta da CIA mas que tem que atuar como uma agente dupla, complicando ainda mais a sua vida pessoal e as suas missões espetaculares e eletrizantes. Com uma trama complexa e muitas reviravoltas, Alias continua sendo um bom programa para quem curte o gênero. Abrams atuou na série como produtor, além de roteirizar alguns episódios.



Fringe (2008 – 2013)Fringe foi a primeira série cuja campanha de marketing antes de sua estreia usou o nome de J. J. Abrams – “do mesmo produtor de Lost” - como chamariz nos comerciais e nos trailers do programa, aumentando as expectativas do público para a nova atração scifi.  Fringe estreou com uma recepção morna da crítica, embora tenha obtido sucesso em termos de audiência. Ao longo das temporadas, o quadro se inverteu, o público abandonou o seriado enquanto a crítica aclamava-o cada vez mais. Resumindo, Fringe, cujo final foi exibido este mês nos EUA, ganhou status de cult e terminou como sendo uma das séries de ficção científica mais originais e surpreendentes já produzidas. A série já deixa saudades.



Star Trek (2009)Se o nerd conseguiu reinventar essa franquia de forma bem sucedida, apresentou a nave Enterprise e seus tripulantes para um novo público e conquistou novos trekkers, por que não considerá-lo para re(filmar) uma outra grande franquia do cinema criada por George Lucas? Star Trek foi uma grande surpresa para mim naquele ano, claro que eu confiava no talento do diretor, mas o único filme da saga que tinha visto, eu tinha odiado, então, eu fiquei um pouco sem expectativas em relação à ele. Resultado: tornei-me um trekker de carteirinha, e aguardo ansiosamente pela sua sequência, Além da Escuridão, que estreia em junho. Após dirigir Missão Impossível III e com esta produção no currículo, J.J. se consagrou como um dos melhores e mais competentes diretores de filmes de ação e aventura.



Cloverfield – Monstro (2008)Com uma excelente campanha de marketing, que deixava todo mundo afoito morrendo de curiosidade para ver o filme,  a fita de monstro no estilo “câmera na mão” foi mais uma prova de que o nome J. J. Abrams, que assinava a produção, significava grande sucesso comercial.  Com um orçamento baixo, Cloverfield se tornou um sucesso de bilheteria. Abrams reinventou mais uma vez, realizou uma ficção científica com elementos do subgênero “pseudo-documental” e agradou a todos. Caótico e realista, Cloverfield deve ganhar uma sequência em breve.



Super 8 (2011) Esta deliciosa aventura infanto-juvenil no estilo anos 80, foi escrita e dirigida por J. J., é uma homenagem descarada a um dos seus maiores ídolos, Steven Spielberg e à sétima arte. Produzida por Spielberg, Super 8 mistura humor, aventura e cenas de ação de tirar o fôlego de forma equilibrada, sem nunca deixar de lado os personagens e seus dramas pessoais, este é o estilo de Abrams, é sua marca registrada, assim como  Star Trek, Super 8 é um filme divertido, indicado para todos os públicos, inteligente e envolvente, é justamente isto que se deve esperar de Star Wars VII.


Nosso gênio homenageado não para. Vai produzir a série Believe, em parceria com o diretor Alfonso Cuáron, e outra sobre uns robôs policiais, que terá como produtor principal,  J. H. Wyman, de Fringe. O cara não é foda?

2 comentários:

  1. Seu blog é ótimo, me encantei!
    Não tem uma página no facebook? Seria ótimo poder acompanhar o blog por lá.
    Ganhou uma nova fã!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo que tenho uma nova fã agora, ainda não tenho página no facebook, já pensei nisso, mas não sei se a minha metodologia que uso aqui, os textos longos por exemplo, se encaixaria no facebook... mas pensarei novamente nessa ideia. :p

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...