Páginas

5 de março de 2013

Black Mirror - Uma série impactante


Série explora o nosso vício desmedido pelas novas tecnologias e 
as suas consequências



Black Mirror é chocante, ácida, agressiva, um "soco no estômago". A série britânica estreou na TV no final de 2011, e sim, demorei muito tempo para encontrar essa pérola televisiva.  A segunda temporada só estreou no mês passado, lá na Inglaterra, mas não vi ainda, então vou me ater à primeira.

Black Mirror é uma série do canal Channel 4 e contém três episódios por temporada, cada episódio apresenta uma história diferente e novos personagens. Apesar de ter histórias independentes, os episódios tratam de uma mesma temática, a grande influência das novas tecnologias e das redes sociais no nosso dia a dia.

Todos adoram ver a desgraça alheia.

The National Anthem é o primeiro episódio, o mais chocante de todos. Sem spoilers, este capítulo conta um difícil dilema do Primeiro Ministro britânico. Uma jovem princesa bem querida pelo povo  - como a Lady Di - é sequestrada e o vídeo no qual a moça aparece pedindo a recompensa vai parar no You Tube, tornando o vídeo sensação do momento. No vídeo, também está especificado a exigência demasiadamente insólita do raptor, para soltar a princesa o Primeiro Ministro tem que fazer algo repugnante, esse “algo” precisa ser ao vivo para toda a rede nacional de televisão. Não posso falar mais que isso, mas confesso que um mal-estar se apoderou de mim nos minutos finais do episódio.

Os temas abordados durante a primeira temporada demonstram o nosso vício exagerado nas mídias sociais, o prazer do ser humano em ver a desgraça alheia, o controle da imprensa sobre a sociedade, a incontrolável sede da mídia em conseguir furos jornalísticos, a falta do contato humano, a dependência das novas tecnologias e os seus efeitos trágicos, o solitário mundo dos avatares, entre outras questões pertinentes.

Série também critica os reality shows.

Black Mirror pode até ser pessimista demais, é carregado de um humor meio ácido, porém nos convida a uma reflexão profunda sobre a nossa existência e comportamento. Os episódios são bem desenvolvidos e prendem a atenção, os personagens nos cativam imediatamente, em apenas 10 minutos já estamos completamente envolvidos nos dramas densos dos protagonistas.

O que torna Black Mirror tão indispensável é que ela critica a sociedade atual de maneira direta e contundente e ainda nos mostra uma “prévia” – assustadora e bem plausível - do nosso futuro. Está esperando o quê? Procure o link mais próximo e baixe esta série impactante. Confira o trailer do primeiro episódio da primeira temporada:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...