Páginas

10 de janeiro de 2015

O Abutre – A desgraça alheia como protagonista




O prazer do público em assistir a desgraça alheia nos telejornais - principalmente - é o que norteia o sombrio O Abutre (Nightcrawler, 2014), do estreante diretor Dan Gilroy e protagonizado por Jake Gyllenhaal.


Lou Bloom (Gyllenhaal) é um homem solitário e sem muito tato com as pessoas, sem emprego, vive de pequenos roubos. Já na primeira cena do filme, fere um segurança e rouba o seu relógio com uma frieza assustadora. Após descobrir que pode ganhar dinheiro filmando acidentes e crimes na violenta noite de Los Angeles a  fim de vender para os telejornais, Lou se dedica com afinco à profissão de cinegrafista.

  Sem medo e limites


Esperto, ambicioso e com um conhecimento advindo de cursos online, suas frases parecem tiradas de um livro de Administração, a sinceridade cortante e o jeito frio com o qual trata as pessoas apenas realça a sua dificuldade de socialização.


Durante o filme, vamos conhecendo e nos impressionando cada vez mais com o protagonista, sem moral alguma, Lou não tem rédeas, se for preciso manipular uma cena de crime para que a imagem fique melhor na televisão, ele fará. Afinal, a violência é o que dá audiência, “quanto mais sangue, melhor”, atesta Lou em algum momento. Infelizmente, a realidade cruel de O Abutre é a nossa realidade. 


Os títulos que Lou dá aos seus vídeos no seu “portfólio sangrento” reflete com exatidão as manchetes sensacionalistas dos jornais mais populares, aqueles que se você espremer a folha sairá sangue. Este momento em que o personagem nomeia seus vídeos, por si só, já é uma crítica mordaz à mídia sensacionalista e à sociedade que busca este mórbido prazer nos infortúnios alheios.


Gyllenhaal, indicado para Melhor Ator no Globo de Ouro e em outras premiações da temporada, magrelo e com olhos tão expressivos que dizem mais que palavras ditas, está estranhamente sensacional no papel do sociopata Lou Bloom, um personagem que não odiamos por completo, ele tem qualidades que admiramos e temos noção de que seu trabalho decorre do mercado lucrativo que a violência se tornou, ele está apenas colhendo os frutos de sua dedicação e esforço como profissional.


Além de Jake Gyllenhaal e da boa condução de Gilroy, O Abutre tem outros atributos, o humor negro que desconcerta, uma narrativa fluida e tensionada e uma incrível sequência de perseguição de carros. Incômodo e niilista, O Abutre é dessas obras que ficam na sua mente por um bom tempo.



NOTA: 9,0


Posts relacionados





Um comentário:

  1. Você especifica com exatidão oq é o filme! Perfeita análise! Bruno Paes

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...