Páginas

17 de janeiro de 2015

The Babadook (O Senhor Babadook) - Um suspense com diferencial




Dificilmente escrevo sobre filmes de terror ou suspense aqui no blog, talvez porque ultimamente são poucos os que realmente me impressionam. O ótimo Invocação do Mal é uma exceção, por exemplo, de uma safra repleta de produções fracas e sem originalidade.


O filme australiano O Senhor Babadook (The Babadook, 2014), da estreante diretora Jennifer Kent, é uma boa surpresa do gênero. O longa bastante elogiado é um suspense psicológico e fortemente dramático concentrado na relação difícil entre a mãe depressiva e o filho encapetado.


Inicialmente The Babadook é focado no relacionamento pra lá de estressante entre a mãe, Amelia (Essie Davis, incrível, encarnando a “cara” definitiva da depressão no cinema), e o filho Samuel (Noah Wiseman, um prodígio em cena). Samuel é uma criança aspirante a mágico e irritante em certos momentos, ele acredita estar sendo perseguido por um monstro, o Sr. Babadook, personagem de um livro “infantil”. A mãe não acredita no garoto, o luto pela morte do marido e o fato de ela não conseguir dormir a dias por causa dos pesadelos do filho, resulta em uma explosão de emoções e momentos de desespero que vai alimentar ainda mais a presença do monstro na casa.

 Mãe e filho reféns do  Sr. Babadook


Não espere grandes sustos e nem um filme baseado na fórmula de Annabelle e derivados, o legal de The Babadook é justamente ser diferente, de uma maneira que a apavorante criatura não é necessariamente o grande mal dentro da casa. 


 Em resumo, O Senhor Babadook é um suspense incômodo, angustiante, cheio de metáforas e enredo inteligente. É uma história sobre enfrentar o passado, os medos e saber controlá-los. O desfecho bizarro dá margem para várias interpretações. Esta joia do cinema me anima e mostra que o gênero terror/suspense ainda pode nos proporcionar bons filmes e histórias genuinamente perturbadoras. 

  Sam grita e se desespera no carro


Não encontrei informações "oficiais" de que o filme realmente estreou nos cinemas – se isso aconteceu, a estreia ocorreu em pouquíssimas cidades, também não há previsão do lançamento em DVD, mas você sabe muito bem onde você pode encontrá-lo, não é? Clique aqui e veja o trailer.


NOTA: 8,0

Posts relacionados:





Um comentário:

  1. Gostei dessa premissa, de ser um filme de terror que faz você imergir dentro da trama e mão apenas te dar um susto jogando algo na sua cara ou aumentando o volume.
    Verei isso um dia. rs

    Abraço!

    Att,
    André Betioli!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...