Páginas

7 de abril de 2015

Velozes e Furiosos 7 - Adrenalina e comoção em família




 
A série Velozes e Furiosos desde o quarto capítulo deixou de ser um franquia de rachas e carros “turbinados” e adotou um tom mais convencional de filmes de ação, no qual um grupo de amigos lutam contra criminosos mal encarados em meio a perseguições de carros inverossímeis e eletrizantes.  Ao longo dos anos e com quatro filmes muito bem sucedidos – após o retorno de Vin Diesel à saga no quarto filme, a  franquia tem alcançado resultados impressionantes de bilheteria - o grupo de amigos se tornou uma família - dentro e fora da tela - e os laços entre eles estão mais fortes que nunca no novo Velozes e Furiosos 7 (Furious 7, 2015), que marca a despedida de um membro muito importante e querido, Paul Walker, morto em um acidente de carro – que infeliz coincidência –  em novembro de 2013.

A trama pode ser descrita em duas linhas: Dominic Toretto (Vin Diesel) e seus amigos são "caçados" pelo temível Deckard Shaw (Jason Statham) que deseja a qualquer custo vingar a morte do irmão. O enredo simplista e cheio de clichês pode não empolgar muito, mas Velozes e Furiosos 7 atende com louvor as expectativas do público e proporciona diversão, ação, humor e cenas alucinantes e repletas de adrenalina.

  A família vai à festa

O cineasta James Wan assume a direção deste novo capítulo e surpreende na sua primeira investida em um gênero bem diferente daquele que o consagrou em Hollywood. Se você não sabe quem é James Wan, certamente conhece suas obras. Wan é o grande responsável por nos presentear com algumas das melhores obras do terror nos últimos anos:  Invocação do Mal, Sobrenatural e o primeiro Jogos Mortais. O bom trabalho na franquia de ação evidencia a versatilidade do cineasta e justifica-se pelas sequências de ação bem elaboradas - e exageradas, mas e daí? - e os inventivos ângulos de câmeras nas cenas de luta e perseguições. 

Outro ponto a destacar é que Paul Walker (No Rastro da Bala, A Vida em Preto e Branco) aparece bem mais do que eu previa, o que significa que o trabalho feito por dublês e efeitos especiais para concluir a participação do ator após a sua morte foi surpreendente e extremamente eficaz.  Outro ponto importante da produção é a união dos maiores heróis/brutamontes do cinema atual: Vin Diesel, Jason Statham e o gigante Dwayne Johnson, que apesar de aparecer pouco, tem um papel importante e cômico na história. Já Diesel e Statham, protagonizam momentos épicos do cinema vivendo personagens praticamente “imortais” capazes de sobreviverem a dezenas de explosões e colisões automobilísticas sem levarem um arranhão sequer. 

Walker em um dos seus melhores momentos na saga

Embora seja um filme de ação comandada por brucutus, Velozes e Furiosos 7 também tem seu lado emocional e familiar. O companheirismo e a amizade entre eles sempre estiveram ali, fortes, inabaláveis, como qualquer família, eles estão sempre prontos para encararem qualquer desafio juntos. Nesse capítulo, a família está mais unida e mais à vontade com os defeitos e as qualidades do outro, talvez seja uma visão particular, talvez seja a perda do ente querido, que não só afetou emocional e psicologicamente o elenco, mas a todos que acompanharam a saga desde o primeiro filme, lá em 2001 e simpatizaram com Dom, Brian (Walker), Letty (Michelle Rodriguez), Tej (Ludacris), Roman (Tyrese Gibson) e companhia. VF7 é entretenimento puro, divertido e empolgante, mas vai preparando o lenço também, pois Paul Walker recebe uma homenagem emocionante de sua família.  

NOTA: 8,5

Posts relacionados:

No Rastro da Bala com Paul Walker

A Vida em Preto e Branco com Paul Walker


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...