Páginas

5 de dezembro de 2010

AS MELHORES SÉRIES DE 2010

Zumbis, losers adolescentes, vampiros, serial killer e viciados integram os melhores programas da TV


O ano de 2011 está batendo na porta, 2010 está aprontando as malas para se despedir. Mas como é de praxe, uma retrospectiva do ano antes do seu “adeus” é inevitável. Então esse post será concentrado nos seriados, ao menos, naqueles que assisti, são poucos, mas sem dúvida são o que há de melhor na TV na atualidade.



Lost: Não há como começar a falar sobre as séries de 2010 sem mencionar Lost, que chegou ao fim no mês de maio e deixou órfãos milhares de fãs e outros tantos revoltados com o final polêmico e nada mirabolante, como esperavam a maioria dos que acompanhavam o programa. Críticas a parte, Lost foi uma série inovadora em muitos aspectos e repletos de personagens marcantes e icônicos que nunca serão esquecidos. Até o “Previously in Lost”, a chamadinha no começo de cada episódio, tenho saudades. Embora alguns produtores queiram desesperadamente fazer uma série que consiga igual repercussão, até agora só houve fracassos. Como Flash Forward, considerado o “novo Lost” na época de seu lançamento, teve apenas uma temporada e foi cancelado. Esse ano, a aposta da vez é The Event. Esse aqui é uma mistura de Lost – claro - com The 4400 e V - The Visitors. Começou bem, mas “perdeu a mão” lá pelo oitavo episódio. Bom, é cedo para falar algo, não é ruim, é melhor que Flash Forward, vicia, mas nem chega perto do show criado por J. J. Abrams.




Fringe: A melhor série de ficção científica do momento e que infelizmente está prestes a ser cancelada. Justo quando a série se encontra em seu melhor momento, ela corre o risco de cancelamento. É a série de investigação de casos paranormais e bizarros mais semelhante a Arquivo X exibida atualmente, e que depois de duas temporadas conseguiu criar a sua própria mitologia e assim conquistar muitos fãs no último ano. Seria uma pena o seu término precoce e uma grande perda para os adeptos do sci-fi – incluso eu.


True Blood: é uma das melhores séries do momento. Esse ano surpreendentemente a terceira temporada - trash - foi bem superior às outras temporadas. O seriado de vampiros sexys da HBO abusou da violência, das cenas de nudez e sexo. A inclusão de lobisomens na mitologia da série, e um monte de novos personagens contribuiu para uma trama mais frenética, enxuta, imprevisível, cheio de reviravoltas. A ousadia e a trasheira deu certo. A série foi renovada para a quarta temporada.






Breaking Bad: Intrigante, inteligente, com uma história inusitada e com teor forte. Professor de química descobre ter câncer e resolve fazer e vender metanfetaminas, para deixar um dinheirinho para a família quando ele “evoluir pro óbito”. Este ano os dois protagonistas principais da série Bryan Cranston (o professor Walter) e Aaron Paul (Jesse, o garoto da rua cheio de gírias que lhe ajuda na fabricação de meta) ganharam o Emmy Awards nas categorias de Melhor ator e Ator Coadjuvante respectivamente, bem merecidos. Ainda não vi a terceira temporada. Mas pretendo vê-la antes da quarta começar, em fevereiro de 2011.



Dexter: Uma das melhores séries da atualidade. OK, eu já falei isso, mas a verdade é que todas essas séries que estão aqui merecem serem designadas assim. Depois de um final bombástico na temporada anterior. O serial killer mais querido da TV retorna nesta quinta temporada - viúvo, com três crianças para cuidar, a polícia na sua cola e com uma sede imensa de matar - em uma nova trama surpreendente e que certamente será superior às outras temporadas. Ser sempre melhor que a temporada anterior é a principal característica de Dexter. Alguém discorda?




The Walking Dead: A única série boa estreante do ano. Mesmo com apenas seis episódios, a série de zumbis num mundo apocalíptico é uma grata surpresa. Xerife acorda num hospital e descobre que na sua cidade todos estão mortos. Ou melhor, quase mortos. A história do episódio inicial é clichê, mas o desenrolar da trama, o cenário apocalíptico, a tensão constante, e a maquiagem dos zumbis – acredite, são os zumbis mais assustadores que você já viu - fazem de The Walking Dead a série mais aterrorizante da TV. Os zumbis voltarão em 2011 com 12 episódios na sua segunda temporada. Vida longa aos mortos-vivos.






Glee: O seriado mais divertido do momento e o mais "leve" dentre os citados aqui. Viciante, irônico, obrigatório e repleto de boas músicas. Melhor que isso? Não tem. A segunda temporada apresentou personagens novos, participações especiais – Gwyneth Paltrow se deu bem na cantoria hein? - episódios temáticos , como a homenagem ao filme musical setentista The Rocky Horror Picture Show e claro, a abordagem de temas sérios como o bullying e o preconceito com os gays foram o foco de grande parte dos episódios. E as músicas? Ah, a seleção de músicas deste início de temporada está como sempre diversificada, canções novas e antigas, de todos os gêneros se integram às histórias, dando ao show um frescor e uma originalidade que esperemos que acompanhe Glee por muito, muito tempo.


3 comentários:

  1. Glee é a melhor eu sou fanatico por Glee, se Glee acabar a minha vida tambem acaba <33

    ResponderExcluir
  2. Ainda me lembro quando eu os vi, eles são muito bons, o meu favorito, juntamente com o Game of Thrones. Eu acho que definitivamente ver Games of Thrones é um exercício de paciência. Veja a série pela primeira vez pode ser uma dor de cabeça para a superpopulação de caracteres. Um segundo olhar vai proporcionar uma melhor compreensão do ambiente complicado deste universo. A terceira vez ... é lá onde a magia da TV Game of Thrones e como cada cena, cuidadosamente preparado e executado chega, desperta nossa imaginação. Paciência faz excelência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Game of Thrones exige um pouco de paciência no inicio, mas é viciante, não conseguimos parar de assistir. Obrigado pelo comentário. ;)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...