Páginas

9 de junho de 2013

DREDD - O juiz mais implacável do cinema



Ele julga. Ele executa. Ele é a lei. Ele é o Juiz Dredd. Baseado numa HQ britânica, a história do incorruptível policial futurista finalmente ganha uma obra à altura com o filme Dredd (2012), esqueça  a versão tosca de 1995, O Juiz,  protagonizada por Sylvester Stallone.

Karl Urban, o Dr. McCoy de Star Trek, interpreta o anti-herói Dredd, o juiz mais famoso da cidade Mega City One, um lugar decadente e super povoado. Ele é implacável, frio, violento e sem nenhum senso de humor. As características do protagonista também são as do filme, o diretor Pete Travis (Ponto de Vista) realizou uma obra crua e extremamente brutal, mas de um visual espetacular. Travis não poupou na violência, causando logo a reação de alguns críticos de cinema que denominou o herói de “carniceiro” e caracterizando o filme de “anti-humano”.

Dredd e Anderson prontos para a ação.

Opiniões à parte, Dredd é um longa de ação surpreendente, as características citadas acima obviamente contam a favor. A trama é simples, ao lado de sua nova colega de trabalho, a  juíza Anderson (Olivia Thirlby), sem experiência em combates mas com poderes psíquicos, eles vão atender a um chamado numa favela futurística chamada Peach Trees. A coisa se complica quando os dois ficam presos no imenso prédio de ferro e começam a ser caçados por gangues, comandadas pela maior criminosa do local, Ma-Ma (Lena Headey, a Cersei de Game of Thrones sendo bitch mais uma vez).

Karl Urban, o cara atrás do capacete.

O longa se passa inteiramente no prédio, ás vezes pensava que estava jogando vídeo game. A tensão é constante, as cenas de ação são empolgantes e bastantes criativas. Karl Urban está ótimo como o juiz implacável, apesar de estar sempre mascarado, é notável no tom de sua voz e na sua postura a sua entrega ao personagem. O fato do anti-herói nunca mostrar o rosto, foi uma grande sacada do diretor, para o espectador, Dredd passa a ser visto como o juiz e não como um homem. Se é difícil nos identificar com o protagonista, a  personagem da  Juíza Anderson funciona exatamente como a parte emocional da narrativa, a  mais  humana.

Uma das cenas mais belas do filme.

A criatividade de Pete Travis também pode ser vista nas belíssimas imagens em câmera lenta. Após tomar a  droga Slo-Mo, alguns personagens começam a ver todo o mundo ao redor em slow motion. A droga proporciona então, momentos visuais de extrema beleza, como a cena de Lena Headey na banheira.


Dredd não “causou” nas bilheterias e passou despercebido nos cinemas nacionais, mas ao longo do tempo pode ser descoberto pelo público e se tornar um cult. Sem se preocupar em ser engraçado ou violento demais, Dredd é uma fita estilosa, empolgante, direta e cheia de atitude.  Assista ao trailer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...