Páginas

14 de abril de 2015

Marvel - Demolidor – A espetacular série da Netflix





A adaptação do super-herói cego da Marvel Comics, parceria do estúdio com a Netflix, é uma das empreitadas mais corajosas e empolgantes da Marvel. Demolidor (Daredevil, 2015), a série, recria de forma espetacular e com dignidade o universo de um personagem que já foi muito malhado pela crítica - e que ficou mal visto pelo público desde então - quando Ben Affleck vestiu o uniforme no irregular filme de 2003.  


Esqueça aquele desastre cinematográfico feito para adolescentes, a série tem uma proposta mais adulta, sombria e é muito violenta para os padrões da Marvel. Demolidor conta a história de origem de um herói no seu estado ainda bruto, Matt Murdock ainda luta contra o crime sem uniforme oficial, apenas com roupas pretas e um pedaço de pano cobrindo metade do rosto. Sabemos desde o primeiro episódio que Murdock não é um herói convencional, ele apanha muito, muito mesmo, mas a cada arranhão que leva, a cada grito de dor, nossa empatia com o personagem só aumenta e vai crescendo cada vez mais durante os 13 episódios da primeira temporada.

O elenco principal da série


O primeiro episódio me deixou um pouco receoso quanto ao seu formato, pois parecia que a série seguiria a fórmula broxante de apresentar o “vilão da semana” a cada capítulo, assim como acontece em Agents of SHIELD, Flash e por aí vai, mas o episódio seguinte fez o meu medo se esvair e perceber que estava assistindo a uma produção Netflix, cuja narrativa não seria menos que inovadora, sendo assim, conseguimos visualizar a primeira temporada como uma longa história contada em 13 partes continuadas e não como 13 episódios distintos com uma subtrama mínima fazendo a conexão entre eles. A narrativa é certamente um dos pontos fortes de Demolidor, a história caminha sem pressa, com diálogos extensos e flashbacks, quanto às cenas de ação, elas surgem naturalmente e com justificativas, não estão ali apenas para suprir a “vontade” do espectador em ver o herói em ação.



Criada por Drew Goddard - que escreveu roteiros de séries como Lost, Alias, Buffy e dirigiu o filme de terror O Segredo da Cabana - a produção tem como principal acerto o elenco escalado para viver o trio de personagens principais,  Matt Murdock/Demolidor, Foggy Nelson e Karen Page, que são vividos respectivamente por Charlie Cox (de Boardwalk Empire), Elden Henson (Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 e 2) e Deborah Ann Woll (mais conhecida pela vampira ruiva de True Blood). 

O destemido herói na luta contra o crime


Vincent D´Onofrio, que dá vida ao chefão do crime, Wilson Fisk, também está estupendo no papel do perturbado personagem, que apesar de ser o vilão da história, a série faz questão de mostrar o seu lado humano e sensível. A humanização dos personagens e as lutas viscerais e sangrentas expõe um universo bem diferente de filmes como Os Vingadores e Guardiões da Galáxia, menos fantasioso, menos colorido, mais realista, doloroso e obscuro. A Nova York do Demolidor ainda é aquela que está se recuperando da batalha que aconteceu no filme de Joss Whedon em 2012, mas é uma cidade amedrontadora, suja e feia, na qual as ameaças te espreitam nos cantos escuros de cada esquina.

Murdock se recupera de uma noite de pancadaria


A atmosfera intimidadora, os personagens de fácil apego, a violência gráfica, o roteiro consistente e coeso, além de escolhas técnicas engenhosas como o impressionante e longo plano sequência em um dos combates do vigilante no final do segundo episódio, ressalta o compromisso da Marvel em transpor da forma mais fidedigna possível o seu rico universo para o cinema e para as telinhas. Com Demolidor, a Netflix torna-se um terreno mais que promissor e seguro para abrigar outros heróis em um futuro não muito distante. As expectativas nunca estiveram tão altas. Após tudo isso, ainda sinto a necessidade de dizer: Demolidor é a melhor série da Marvel e sem exageros, a melhor série do ano, da década.

NOTA: 10,0


Confira o trailer:


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...