Páginas

7 de março de 2016

A Bruxa – um filme de terror simples e sinistro





O novo filme-sensação de terror, A Bruxa (The Witch, 2016) vai contra a maioria dos filmes recentes do gênero, sem se amparar em sustos fáceis e sangue exacerbado, e esta é justamente sua maior qualidade. O filme de estreia de Robert Eggers chama a atenção pela forma econômica de narrar uma história simples e trata o sobrenatural de forma plausível e com realismo.


A Bruxa se passa no século XVII e acompanha a trajetória de uma família de ingleses que são banidos de uma vila e vão viver isolados próximos a uma floresta sinistra. Religiosos fervorosos, a família tem a sua fé testada quando acontecimentos estranhos começam a surgir. Primeiro, o bebê da família some, depois, a plantação começa a apodrentar e animais começam a ficar agressivos. E as manifestações do mal pioram a cada minuto. 




O diretor cria uma atmosfera assustadora sustentada pela fotografia escura e melancólica e pela ambientação, seja do lado de dentro da casa iluminada por velas, seja pela área isolada onde eles vivem, tudo é muito assustador, incluso o patriarca da família, William, vivido com competência pelo ator (Ralph Ineson) e o bode preto e chifrudo. 


Anya Taylor-Joy, que vive a filha mais velha, Thomasin, é uma descoberta e tanto, fez um ótimo trabalho vivendo uma personagem vulnerável e confusa e que passa a descobrir a sua real identidade de forma inesperada e perturbadora.



Produzida por brasileiros, A Bruxa é uma obra sinistra, demoníaca e repleta de momentos memoráveis. O longa pode ser descrito como um drama familiar com toques de terror, e a forma de Eggers de contar essa história, por meio de diálogos rebuscados, uma narrativa lenta, trabalhando os personagens e inserindo os elementos sobrenaturais de forma gradativa, pode desagradar a quem estava esperando um “filme de terror comum”, com muitos sustos e história clichê, mas tudo bem, a culpa nem é sua, mas de Hollywood que nos condicionou a obras fílmicas caça-níqueis risíveis e vazias. 


NOTA: 8,0



Conheça algumas obras de terror surpreendentes e que apresentam uma proposta diferente para esse gênero:

A Espinha do Diabo

Garota Sombria Caminha Pela Noite 

The Babadook

A Colina Escarlate

A Visita
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...