Páginas

11 de outubro de 2011

Jake Gyllenhaal - O cara que veio do drama


Antes de tornar-se astro de primeira linha em Hollywood, protagonizar megaproduções como O Dia Depois de Amanhã e se consagrar com O Segredo de Brokeback Mountain, Jake Gyllenhaal já chamava a (minha) atenção por sua atuação hipnotizante e seus personagens incomuns em pequenos filmes dramáticos e independentes.

Algum tempo atrás, coincidentemente num mesmo período, assisti a quatro filmes protagonizados por ele: O Céu de Outubro, Vida que Segue, Por um Sentido na Vida e o cult Donnie Darko. Após ver este último, tornei-me fã número 1 do rapaz. Primeiro por seu talento irrefutável, segundo porque era um ator que decorria do “drama”, ao contrário de outros astros que estavam surgindo na época,  fazendo sucesso com comédias-pastelão e descartáveis.

A intenção neste post é mostrar os trabalhos menos conhecidos de Jake Gyllenhaal,  aqueles menos comerciais e os dramas que provam o seu talento e sua versatilidade como ator e que facilitaram o seu ingresso no grupo de estrelas de primeiro escalão do cinema no qual figura nos dias atuais.


O Céu de Outubro (October Sky, 1999)Seu primeiro papel como protagonista e o menino já estava ao lado de um diretor respeitável, Joe Johnston, o cara responsável por Jumanji, Jurassic Park 3 e o mais recente Capitão América: O primeiro Vingador. O filme conta a história de Homer, um garoto que tem um sonho incomum: construir um foguete. Indo em direção contrária aos anseios dos amigos da escola - que só querem jogar futebol - e de seu pai, Homer segue com o seu sonho, enfrentando todas as adversidades e as explosões dos foguetes–testes. É uma delícia de filme a la “Sessão da Tarde”, uma típica história de superação, bem dirigida e baseada em fatos verídicos. Confira aqui o trailer.


Donnie Darko (2001) Um dos filmes cult mais idolatrados da sétima arte. Um dos meus preferidos. Aquele que é obrigatório ter na sua estante. Com uma trilha anos 80, o thriller/suspense conta o drama do adolescente Donnie, um garoto “problemático” que começa a ter visões de um coelho macabro, que lhe diz que o mundo vai acabar em 30 dias. Mas antes disso, uma turbina de avião cai no seu quarto. Pois é, só vendo mesmo. Donnie Darko é o tipo de filme que precisa ser visto várias vezes, pois permite várias interpretações. A obra-prima é do Richard Kelly, diretor que tentou – com A Caixa (The Box) - fazer algo tão perturbador quanto esse, mas infelizmente não conseguiu e dificilmente o fará. Veja o trailer!



Vida que Segue (Moonlight Mile, 2002)O papel de "garoto depressivo" em Donnie Darko certamente o ajudou a ser escalado para esse drama - na verdade, JG se sai muitíssimo bem nesse tipo de personagem. Aqui ele atua ao lado de Dustin Hoffman e Susan Sarandon. Jake é Joe, ele tem que aprender novamente a conviver com os sogros após a morte da noiva. Com a amargura e o luto dos três, a relação fica instável e isso piora quando surge uma nova mulher na sua vida, pois Joe tem medo de magoar os pais de sua falecida amada. Dirigido por Brad Silberling (Cidade dos Anjos), a fita conta com grandes atuações, apesar de um roteiro um pouco previsível. Vale a pena conferir, pelo elenco e pela performance de Gyllenhaal, que comprova o quanto é bom com personagens dramáticos. Confira o trailer.



Por um Sentido na Vida (The Good Girl, 2002)Esse foi o filme que Jennifer Aniston fez para mostrar a todos - inclusive a si mesma - que ela também é capaz de interpretar papéis dramáticos. A crítica elogiou incansavelmente a sua performance, ofuscando completamente o seu parceiro de cena, Jake Gyllenhaal. O longa independente é sobre Justine (Aniston), uma mulher frustrada com o casamento, o trabalho, a vida. Sua rotina triste começa a ser alterada quando ela conhece Holden (Jake), um cara excêntrico e um pouco desequilibrado. O filme é lento e melancólico, mas tem um original roteiro, e claro, boas atuações da dupla principal, principalmente Aniston, em uma personagem completamente diferente da Rachel de Friends. Espia aqui o trailer.

Bom, a fase pós-Donnie Darko de Jake todos conhecem, daí veio o cowboy gay, o soldado que vai à "guerra", O Príncipe da Pérsia, entre outros.

15 comentários:

  1. Pleasе lеt mе κnow іf you're looking for a author for your site. You have some really good articles and I believe I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I'ԁ really lіkе to write some artiсles for уοur blog іn exсhange for а
    link baсk tο minе. Please shoot mе
    an email іf inteгеsteԁ. Regаrds!
    Feel free to surf my homepage :: body hair - body hair

    ResponderExcluir
  2. I´m not looking for a author right now, but...I will remember you..ok?? Thanks so much , I´m glad you like my blog... :)

    ResponderExcluir
  3. Whу people still use to read news pаpers when in thіs teсhnologіcal world еѵеrуthіng іs eхіsting οn net?


    Herе is mу webρаge http://odp.nit.net.cn/wiki/index.php?title=User:Timnemwbx3

    ResponderExcluir
  4. Marvelous, ωhat a blog it is! This blog provides useful faсts to us, keep it uρ.


    Also visit my website: just click the next Document

    ResponderExcluir
  5. It's perfect time to make some plans for the long run and it's time
    to be happy. I've read this submit and if I could I wish to counsel you few attention-grabbing things or suggestions. Maybe you could write next articles relating to this article. I want to read more things approximately it!

    Look at my web page :: http://www.genuine.in

    ResponderExcluir
  6. Pretty! Thіs has been an increԁibly wοnԁerful article.

    Manу thanks for supрlying this information.


    Also visit my site w3bookmarks.com
    my website > http://momblogsociety.com/

    ResponderExcluir
  7. Thanks , I have rеcently beеn searching for infο abοut this
    topic for a long tіme and yours is the
    best I haνe came upon so faг. But, what conсеrning the bottom line?
    Are you certain conсеrnіng the ѕupply?


    Feel fгee to ѕuгf to mу websіtе .
    .. http://wikiemprendedores.org

    ResponderExcluir
  8. Thank you fог thе auspiсious writеuρ.
    Ιt in reality uѕed tο be a leiѕure account it.
    Glancе complex to fаr brought agrеeable from уou!
    Hοwevеr, hοw сoulԁ ωе communісаte?


    Hеre is my web page Silkn Reviews
    my website - visit The up coming internet site

    ResponderExcluir
  9. ӏ got this ѕite fгom my pal who infοrmеd me about this web ѕite and nоw this tіme I am broωsing
    this wеb site and reading νery informative posts
    аt this timе.

    Here іs my ωeb sіte :: visit the following website page

    ResponderExcluir
  10. Howdy Ι аm so glad I found your weblоg, I rеallу found yоu bу егror, while I wаs searching οn Bіng for somеthing else, Anyhoω I am hеrе noω and would
    just liκe to say thanks for a marvеlous рost аnd a
    all round interesting blog (I alsο lovе the thеme/design), I don’t have time to browse it all аt the moment but I hаve savеd it and also includeԁ your RЅS feedѕ, so when I have time Ӏ wіll bе back to гead a lot more, Please ԁo keеp up thе superb
    jo.

    my wеbpage :: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir
  11. Ηi theгe tο all, it's really a pleasant for me to pay a quick visit this web site, it consists of helpful Information.

    my web site; simply click the next internet page

    ResponderExcluir
  12. What comes about if you usually are not happy with the product when you get
    it? Both equally of these scan resources are available at quite a few
    on the net locations.

    my web blog obd 2007

    ResponderExcluir
  13. Brands have supplemental codes particular to their
    automobiles. All of our tests is carried out on the same car or truck
    with a 9141-2 protocol.

    my blog - obd2 scan tool software

    ResponderExcluir
  14. How to access diagnostics codes relies on the yr the Wrangler was generated.
    Chrysler and Jeep issue codes are two digit numbers.


    Also visit my weblog; code scanner :: ::

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...