Páginas

11 de abril de 2012

E o Titanic ressurge...com histórias não contadas!



O mês de abril é dedicado ao pomposo navio de luxo e ao seu trágico fim ocorrido há 100 anos, mais especificamente no dia 15 de abril de 1912, quando afundou nas águas geladas do Atlântico Norte.  

No centenário de seu naufrágio, Titanic vai “aportar” nas telinhas em duas minisséries inglesas, e retornará às salas escuras com o relançamento em 3D da megaprodução dirigida por James Cameron e estrelada por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet.

Titanic (minissérie, 2012)



Titanic, a minissérie dividida em quatro partes e atualmente em exibição pelo canal inglês ITV, é centrada nas relações que se formam entre os passageiros no transatlântico, as diferenças de classes, aborda os  preconceitos da época e realça algumas negligências que contribuíram para o rápido naufrágio do navio. O primeiro episódio é um pouco estranho, há muitos personagens e não nos identificamos com ninguém, e a pressa em mostrar a hora da inundação no navio me pareceu um pouco precipitada, e não estamos nem aí para quem vai se salvar ou não.  

Porém, o segundo episódio é melhor, conhecemos mais os personagens e seus dramas, e descobrimos que a narrativa dos episódios sempre começa alguns dias antes da embarcação no navio, e vai até o momento em que todos estão desesperados para entrar num bote. Uma boa sacada de Julian Fellowes, criadora da produção e responsável pela cultuada série Downton Abbey. Vale confeir esta minissérie. Veja o trailer AQUI!



Titanic: Blood and Steel (minissérie, 2012)


O navio será “reconstruído” literalmente em outra minissérie britânica de 12 capítulos chamada Titanic: Blood and Steel.  Diferente da primeira produção citada acima, a  trama se passará entre 1897 e 1912 e se concentrará na construção do Titanic e em todos os envolvidos com o processo.  O que deixa a trama deste bem mais interessante que a produção anterior, é que poderemos acompanhar todo o processo de edificação e testemunhar uma sequência de escolhas mal feitas  - como o uso de um metal de má qualidade –  que colaboraram e muito para o acidente, porque o iceberg, bom, perdão com o trocadilho, foi só a ponta do iceberg mesmo. Estou curioso com Blood and Steel, traz uma abordagem nova, bem melhor que assistimos novamente mais uma "versão" do naufrágio e todo aquele drama né! Dá uma espiada no vídeo de abertura e um pequeno trecho do primeiro episódio AQUI!

O elenco tem até nomes conhecidos, como Neve Campbell (a Sidney da saga Pânico), Chris Noth (The Good Wife) e Kevin Zegers (de Gossip Girl e do filme Transamérica). Titanic: Blood and Steel estreia esta semana na TV britânica.

Titanic - o filme (é, esse mesmo)


E a versão mais famosa e romanceada da história do Titanic retorna esta sexta aos cinemas de todo o Brasil, em 3D. Bom, a produção caríssima de James Cameron dispensa apresentações, não tenho muito que falar, é um filme fantástico, impecável.  Não sei se o 3D fará alguma diferença, talvez os óculos nos faça sentir praticamente um tripulante do navio, ou nos faça sentir medo nas horas  mais aterradoras, ou até nos faça tremer de frio nos momentos mais tensos e gélidos, mas o que importa é que Titanic merecia ser (re)visto mesmo sem a tecnologia tridimensional. 

É uma chance imperdível para aqueles jovens ou crianças, que ainda eram pequenos na época do lançamento original, de apreciar esta magnífica obra merecedora de todos os 11 Oscars que recebeu e descobrir o quanto a música My Heart Will Go On penetra na sua cabeça de uma maneira que vai custar horas, talvez dias, para esquecê-la. Mas veja o lado bom, ao menos, aqueles  que verão o filme pela primeira vez este ano, não terão que escutar o hit de Celine Dion a cada 5 minutos nas rádios.

Não tem como escapar do naufrágio, pegue sua bóia. Seja na telinha -  do pc -  ou na telona, o jeito é se aventurar e se emocionar com as histórias do transatlântico mais luxuoso de todos os tempos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...