Páginas

13 de junho de 2012

Prometheus



Comentários engraçadinhos fazendo trocadilho com o nome do filme como “o filme promethia”, “Prometheus e não Cumprhius” foram ouvidos por mim ao término da sessão de pré-estreia de Prometheus na semana passada. O novo filme do cultuado diretor Ridley Scott que tem em sua filmografia trabalhos aclamados como Alien, Blade Runner e Gladiador infelizmente faz jus às piadinhas, ainda que o longa tenha seus pontos positivos.

Prometheus (2012) entra naquele caso em que o trailer empolga mais que as duas horas de fita, não espere que a ação mostrada no trailer ganhe uma versão estendida na telona, isto realmente não acontece. O filme é feito de ameaças, ameaça que a coisa vai engrenar em algum momento, de que o roteiro confuso vai te surpreender em alguma cena obscura, então pensamos que todo aquele clima de suspense e tensão apresentado no trailer vai dominar a tela,  no fim, são só promessas.

Mais uma vez, é Fassbender quem rouba a cena.

Prometheus peca pelo roteiro inverossímil - que divaga sobre as possíveis origens da humanidade -  repleto de situações de soluções fáceis e que parece que foi feito com um único objetivo: fazer com que a cena final tenha algum sentido. Outro problema é o talento e a beleza desperdiçados de Charlize Theron, que vive uma personagem totalmente descartável, bem como o mau aproveitamento de Guy Pearce (Amnésia). Quem se sai bem mesmo é Michael Fassbender (ah, sério?), na pele de um robô misterioso e Noomi Rapace, como a protagonista que descobre respostas sobre a existência humana.

Scott quis criar aquele clima de tensão crescente de Alien, mas falhou.  Porém, esteticamente o longa não desaponta, a fotografia escura é linda e torna o mundo na tela mais imersivo na versão em 3D, a direção de arte, os cenários grandiosos, a  trilha sonora e os efeitos especiais, são incríveis. As cenas de ação deixam a desejar,  mas o momento do parto cesariano é a única capaz de deixar lembranças do filme por dias a fio,  este é um momento de aflição, de roer as unhas, como deveria ser toda a película.

Theron: Que eu faço aqui mesmo?

Quer ver um filme de ficção realmente assustador? Veja Alien, a razão pelo qual esta produção existe.  Prometheus realmente não “atendheus” às minhas expectativas – e acredito que a de muita gente também. É apenas um bom filme do verão americano, e um dos mais mornos trabalhos de Ridley Scott.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...