Páginas

6 de novembro de 2012

O Segredo da Cabana

Exagerado e original, O Segredo da Cabana tira um  sarro 
dos filmes de terror



Preste atenção no clichê: Um atleta, a loira gostosa, um viciado em maconha, a garota ingênua e o seu interesse amoroso. Então, os amigos sobem numa van, param em um posto  -  sinistro, para variar – para abastecer o carro, e  finalmente, chegam ao seu destino final, uma cabana no meio do nada. A partir daí, obviamente você já imagina o que vai acontecer. Não, não estou falando de The Evil Dead, Sexta-Feira 13, Halloween, Cabana do Inferno ou milhares de outros filmes de terror, embora a premissa seja a mesma, me refiro ao longa O Segredo da Cabana (The Cabin in the Woods, 2012), escrito por Joss Whedon, diretor de Os Vingadores e dirigido por Drew Goddard, de Cloverfield.

Chris Hemswoth, o Thor, também foi pra cabana.

O fato é, você sabe como o filme vai se desenvolver, com toda aquela matança sangrenta típica de qualquer filme de terror de cabana, mas não tem a mínima ideia como ele vai terminar. O Segredo da Cabana é dividido em duas partes, a primeira parte é composta por dois núcleos, aquele dos jovens na cabana, e um outro situado numa “empresa” de engenharia e química no qual se concentram os personagens cômicos de Richard Jenkins e Bradley Whitford. Certamente você ficará pensando, o que esses dois têm a ver com o terror instaurado na cabana? Pois é, esta é uma questão que me recuso a responder, por motivos óbvios, nem quero estragar a surpresa de quem ainda não viu o filme e também não gosto de dar spoilers.

As cenas de horror na cabana são tensas e dignas de um bom exemplar do gênero, porém, as passagens para o segundo ambiente – a tal empresa -  quebra totalmente a tensão e o suspense causados pelos acontecimentos que se passam na cabana. E é por isso, que eu delirei com a segunda parte do filme.

Participação de um parente próximo do Hellraiser.

Bom, infelizmente não posso falar muito da segunda parte de O Segredo da Cabana, mas me limito a dizer, a produção toma rumos inesperados e exagerados, mas surpreendente, alucinante. No fim das contas, Whedon se utiliza da metalinguagem para fazer uma homenagem - ou uma sátira? Ou os dois? - aos filmes de terror, mais especificamente, aos filmes de cabana, e mais, dependendo do seu ponto de vista, O Segredo da Cabana também pode ser visto como uma crítica feroz ao “feijão com arroz" que assola as produções do gênero, por isso, os clichês propositadamente excessivos.

O Segredo da Cabana tinha previsão de estreia nos cinemas brasileiros para este mês, mas infelizmente foi cancelado, possivelmente logo será lançado direto em DVD. Mas isso não impede de você ver o filme não é? Engenhoso e espalhafatoso, é assim que defino este longa-metragem, ideal para quem busca um filme de terror diferente, peculiar.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Pela seu texto o longa tem cara de ser paródia ao gênero, o que nos últimos rendeu muitos filmes ruins.

    Quem sabe desta vez tenham utilizado novas ideias.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Interessante... mas parodiar o gênero é bem arriscado. Preciso ver!

    abraço

    ResponderExcluir
  4. Pois é gente, este filme é bem peculiar, um pesadelo desenfreado do escritor, kkkkk.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...