Páginas

21 de julho de 2013

The Fall

A série mostra o lado familiar de um serial killer



Uma onda de seriados retratando serial killers vêm surgindo na TV este ano, The Following, Bates Motel e Hannibal são alguns exemplares bem sucedidos que vem agradando tanto a crítica quanto o público em geral. Quando se pensa que o tema “busca por um assassino em série” parece esgotado, eis que surge uma série norte-irlandesa capaz de desviar de clichês do gênero, inovar na abordagem narrativa e no retrato do assassino. Eu falo da série The Fall, exibida pelo canal britânico BBC2 e já disponível no Netflix. O programa, sucesso de audiência, foi renovado para a segunda temporada e tem como protagonista ninguém menos que a eterna musa nerd Gillian Anderson, a agente Dana Scully de Arquivo X.

Paul: Pai durante o dia, assassino de noite.

O que chama mais a atenção em The Fall é que sabemos desde o primeiro episódio quem é o serial killer, conhecemos a sua rotina, a sua esposa e os seus filhos. Paul Spector (interpretado com destreza assustadora por Jamie Dornan, o Xerife da série Once Upon a Time) é à primeira vista um cara normal, tem família e trabalha ajudando pessoas em luto. É homem de família de dia, assassino durante a noite. Com a desculpa que dá para a mulher de que é voluntário numa instituição, Paul sai à noite para cometer seus crimes. Para facilitar a vida do rapaz, a esposa trabalha como enfermeira no período noturno. Paul observa suas vítimas por dias, são mulheres morenas e bem sucedidas. Numa determinada noite, ele entra na casa da vítima escolhida e as esganam até a morte. Como troféu, Paul sempre leva algo íntimo da garota assassinada para a sua casa e o guarda no sótão justo no quarto de sua doce filha de oito anos. 

Mostrar o lado “normal” de um serial killer - quando ele não está matando -  é uma das qualidades do programa. Paul é um personagem complexo e tão imprevisível que dá gosto acompanhar. A sua frieza vai além da “cena do crime”, sua relação com os filhos e a esposa não é das mais acaloradas, mas ele as ama mais que tudo.

Anderson como a esperta e fria Detetive Gibson.

The Fall aborda os crimes por três perspectivas, a do assassino, o da família das vítimas e o da polícia, representado aqui pela Detetive Stella Gibson, a sempre exuberante e competente Gillian Anderson. Gibson chega para ajudar na investigação de um crime avulso, mas logo percebe que os crimes pertencem a uma mesma pessoa, e daí começa a caça ao serial killer. Gibson é outra atração à parte no seriado, é uma mulher fria, inteligente, sensual, aparentemente calma, não fala mais que o necessário, mas quando o faz, é desconcertante.

Some a frieza dos dois protagonistas com o ambiente pobre, sem cor e violento da cidade de Belfast - Irlanda do Norte -  no qual a história se passa e The Fall nos causa uma sensação incômoda e perturbadora.  Não espere uma narrativa típica das séries americanas, não há “correria” aqui, a narrativa avança lentamente e a série prefere prezar por momentos de suspense e tensão e se preocupa mais em desenvolver psicologicamente suas personagens.


The Fall tem apenas cinco episódios de aproximadamente uma hora na primeira temporada. Fica a dica para quem busca algo diferente e de qualidade na TV.  Assista o trailer.




3 comentários:

  1. Não conhecia a série e fiquei curioso, vou procurar.

    Valeu pela dica.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. É uma série muito interessante. Vale a espiada. De nada. hehe.

    ResponderExcluir
  3. Não aprecio seriados policiais pela violência, mas fiquei fascinada pela série
    em que podemos acompanhar o desenrolar da investigação. Gillian estava deslumbrante em sua atuação como uma personagem fria, calculista, inteligente,mas também tensa, sofrida, apaixonada e feminista.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...