Páginas

31 de outubro de 2013

The Kings of Summer (Os Reis do Verão)



A adolescência não é um período fácil. É aquela fase em que ansiamos desesperadamente tornarmos adultos para gozar da liberdade e da independência que os pais, pensando no nosso bem estar, tentam frear. É sobre esse rito de passagem que trata o elogiado The Kings of Summer (2013). A produção indie tem sido apontada por aí como uma mistura de Na Natureza Selvagem e Conta Comigo, é verdade, mas o longa juvenil também tem sua própria identidade o que o qualifica como um dos filmes mais simpáticos do ano.

Joe (Nick Robinson, da série Melissa and Joey), Patrick (Gabriel Basso, do filme Super 8 e da ótima série The Big C) e Biaggio (Moises Arias, de Hannah Montana) são três amigos que decidem fugir de casa e resolvem construir uma “casa” no meio de uma floresta. Joe está fugindo da severidade  do pai, que ficou mais rancoroso após a perda da esposa. Já Patrick, foge de casa em razão do comportamento excêntrico e super protetor dos pais.



Longe do lar, os três jovens começam a viver na floresta, tentando se alimentar do que a natureza tem a dispor e se divertindo à beça com a liberdade adquirida, livres para fazer o que quiserem e na hora que bem entenderem. Os garotos, finalmente, têm um gostinho das coisas boas da vida adulta, mas logo conhecem o lado negativo também. À certa altura, alguns acontecimentos infelizes na “cabana” dos meninos estremecem uma amizade que, até o momento, parecia inabalável.

Em contrapartida à trama dos garotos, é apresentado ainda a situação dos pais que estão em busca de seus filhos e, aos poucos, começam a questionar se houve alguma falha deles enquanto desempenhava o papel de progenitores.  The Kings of Summer é uma comédia dramática leve, despretensiosa, simples, aborda a difícil fase da adolescência com honestidade, expõe o doloroso e inevitável amadurecimento, as frustrações,  fala da família, e o principal, retrata o poder de uma amizade verdadeira.


O jovem elenco mostra muita competência, destaque para Nick Robinson, que interpreta o Joe. O garoto transita fácil entre os momentos leves e alegres e os mais exigentes dramaticamente. Robinson parece ter uma carreira promissora adiante, logo estará na mega-produção Jurassic World. The Kings of Summer tem a parte cômica e isso se deve em grande parte ao engraçadinho da turma, Biaggio, pequenino, estranho e dono de um humor excêntrico. Ele garante boas risadas com suas frases sem sentido: “I can read. I can´t cry’. Os pais de Patrick e o pai de Joe também são figuras hilárias.

Outras qualidades do longa, dirigido pelo desconhecido Jordan Vogt-Roberts, são a trilha sonora pulsante e meio tribal, a bela fotografia e as lindas imagens da natureza que, às vezes, surgem na tela aleatoriamente e parece estarmos dentro da mente dos garotos.

The Kings of Summer é daqueles filmes muito fácil de gostar, nos envolvemos rapidinho com os garotos e a história é bem contada, sem nunca resvalar para o sentimentalismo. O longa não tem previsão de estreia no Brasil, possivelmente sairá direto em DVD.


Eu já publiquei o sensacional teaser deste filme no post 5 Filmes que pode surpreender você em 2013!, se não viu, clica aí e dá uma olhada.







NOTA: 8,0                                                                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...