Páginas

9 de outubro de 2013

Sandra Bullock: A queridinha da América



Sandy é a melhor”, diz George Clooney sobre a sua amiga e parceira no filme Gravidade, Sandra Bullock. E quem ousa contradizer o galã? Eu não. Sandra Bullock é a atriz mais carismática do universo hollywoodiano, seu humor cheio de ironias conquistou a todos em dezenas de comédias que participou e foi até eleita a Queridinha da América nos anos 90. Para mim, ela ainda é a queridinha da América. Sandra vive um dos melhores momentos de sua carreira, sua atuação em Gravidade – provavelmente o melhor filme do ano - vem sendo muito elogiada pela imprensa e As Bem Armadas, comédia com Melissa McCarthy, foi um sucesso de  bilheteria nos EUA. Em razão disso, preparei um post com os melhores trabalhos desta competente e simpática atriz segundo este que vos fala.

                                                    
O Demolidor (1993) – Neste filme de ação futurístico protagonizado por Sylvester Stallone, é a Sandra Bullock, no primeiro papel de destaque de sua carreira, quem ofusca o truculento Rambo. Bullock vive uma policial, Lenina Huxley, apaixonada pela cultura do século XX e encanta seu parceiro John Spartan (Stallone) e nós, espectadores, com seu sorriso brilhante e suas tentativas de falar as gírias dos tempos passados. Sem o alívio cômico da personagem Lenina O Demolidor seria apenas mais uma boa fita de ação do Stallone dos anos 90.


Velocidade Máxima (1994) – Após esta produção a vida de Sandra nunca mais foi a mesma.  Ao lado de Keanu Reeves, Bullock protagonizou este que é um dos melhores e mais importantes filmes de ação da década de 90. Dirigido com mão firme por Jan de Bont (quase 20 anos depois do lançamento, este continua sendo o melhor filme do cineasta) Velocidade Máxima é uma fita de ação com altas doses de adrenalina, mas trabalha bem o desenvolvimento dos protagonistas.  É impossível não torcer pelo happy ending do casal Keanu e Sandra, cuja química é impressionante.  Sempre que vejo VM eu constato: já não se fazem blockbusters como antigamente.


Enquanto Você Dormia (1995) – Confesso, não vejo muitas comédias românticas -  exceto aquelas que tem a nossa  homenageada no elenco – mas esta é daquelas das mais agradáveis e que sempre que possível eu assisto novamente. Sandra é Lucy, trabalha na bilheteria do metrô e de forma platônica é apaixonada por um passageiro que todos os dias passa por ali. Um dia ele sofre um acidente e ela o salva levando-o ao hospital. O tal passageiro fica em coma e a família dele pensa que ela é a noiva dele. Bem, a situação se complica ainda mais quando ela conhece o irmão do cara, vivido por Bill Pullman. Com uma personagem simples, solitária e sonhadora, Enquanto Você Dormia evidencia a versatilidade da atriz e a sua aptidão para papéis mais dramáticos.


A Rede (1995) – Um dos longas menos conhecidos da atriz, mas é um thriller tenso com uma trama muito bem construída. Angela (Bullock) é uma especialista de informática envolvida em uma conspiração e que tem a sua identidade e passado apagados. Dirigido por Irwin Winkler, A Rede é um suspense angustiante - este filme me marcou muito na adolescência - e conta com a querida Sandra em um papel mais sério,  sem demonstrar muito aquele sorriso cativante de O Demolidor ou o humor irônico de Miss Simpatia. Vale a pena procurar e assisti-lo.


Miss Simpatia (2000) -  Após protagonizar tantos fracassos seguidos, Sandy fez as pazes com o sucesso. Miss Simpatia foi o filme em que a queridinha da América ressurgiu da “escuridão” para reconquistar o público e a crítica especializada. A personagem Gracie Hart, uma policial masculinizada que precisa se disfarçar de miss, foi feito na medida para Bullock. Não vejo outra atriz em seu lugar. A comédia policial é repleto de cenas hilárias e inesquecíveis. Os momentos em que Sandra e Michael Caine estão juntos são sempre impagáveis. Uma delícia de filme com Sandrinha do jeito que eu gosto, fazendo-me rir.


Um Sonho Possível (2009) - Há quem diga que Sandy não mereceu o Oscar de Melhor Atriz por este drama, mas isto é intriga da oposição invejosa. Bullock não só mereceu o Oscar por sua atuação competente e sincera, mas acredito que os prêmios que levou na época também foi uma forma da Academia reconhecer publicamente o talento e o trabalho da atriz em mais de 20 anos de carreira, e claro, um pretexto para ressaltar que, Sandra Annette Bullock, está na área e que o posto de Queridinha da América ainda está sendo ocupado. Sobre o filme, bem, Um Sonho Possível é um drama familiar baseado em fatos reais, uma história de superação feita para emocionar e fazer-nos refletir sobre nossas vidas e objetivos.


Outros bons filmes da atriz merecem menção honrosa: O doce A Casa do Lago, o irônico Amor à Segunda Vista, o tenso Crash - No Limite e o divertido A Proposta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...