Páginas

27 de novembro de 2013

Meus 533 Filhos (Starbuck)



David Wozniak já passou dos 40, não tem muita coisa na vida, exceto algumas dívidas e um emprego que não exige muito de si. Sua pacata existência muda quando descobre que tem “apenas” 533 filhos, fruto de sua excessiva e inconsequente venda de esperma na juventude. Este é o plot de Meus 533 Filhos (Starbuck, 2011), uma deliciosa comédia franco-canadense que vale a pena assistir.

Após descobrir ser pai de praticamente metade dos jovens da cidade, por meio de um advogado que lhe informa que 142 dos 533 filhos entraram na justiça para saber a sua identidade, David decide conhecer os “filhos”, anonimamente. A relação entre Starbuck - nome que David usava nas clínicas de doação de esperma - e Valerie (Julie LeBreton), que está grávida dele, também o incentiva a procurar seus descendentes, mesmo que a princípio seja apenas por curiosidade. E então, tem início os momentos mais mágicos e engraçados do filme.  

David entre os cento e tantos filhos.

David começa a ajudar os filhos da forma que pode, fazendo-o ter o gostinho da paternidade pela primeira vez na vida. Um dia, ele colabora com o jovem que canta na estação de metrô, no outro, repreende os caras que flertam com sua filha quando esta passa por um canteiro de obras.

O longa, do diretor Ken Scott, tem muitos acertos, entre os principais estão a escolha do ator Patrick Huard para viver o protagonista. Wozniak é um ser humano incrível, cheio de vida, bondoso, alto astral, divertido e quando uma personagem agrada tanto ao espectador, o mérito é todo do intérprete, o canadense Huard encarna o quarentão com tanta destreza que faz você querer ser um dos seus filhos. Outro acerto é o roteiro leve e cômico, mas com toques dramáticos sem nunca parecer uma novela mexicana.  Ah, a sequência final é simples e emocionante.

"I´m your father".

Meus 533 Filhos transmite lições de moral sem didatismo, discute a paternidade de um jeito descontraído e outros temas atuais como a criação de uma família incomum, mas sustentada por um amor e cumplicidade proporcional à sua grandeza, em termos numéricos. 

Como é de se esperar quando aparece um sucesso em língua estrangeira - o filme é falado em francês e os americanos não gostam muito de legendas - Meus 533 Filhos ganhou uma refilmagem. O remake hollywoodiano se chama Delivery Man e tem Vince Vaughn como o protagonista. A boa notícia é que, Ken Scott, diretor do original, é quem comanda a nova versão, em razão disso provavelmente não haverá muitas mudanças entre as produções. No entanto, Vaughn não tem o mínimo de simpatia e carisma de Patrick Huard, para mim, isso é motivo suficiente para eu preferir este à refilmagem, mesmo que ainda não a tenha visto, mas claro, há a possibilidade de eu estar enganado. Veja o trailer do filme original!


NOTA: 8,5

2 comentários:

  1. Ótima dica, não conhecia o filme e fiquei curioso.

    Vou procurar.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. É um filme bem legal, bem agradável de ver. abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...