Como de praxe, segue a lista - um pouco atrasado, eu sei - dos meus filmes preferidos do ano que passou. Confere aí:
Gravidade - A obra-prima do ano. Esse drama espacial surpreendeu
a todos, saí do cinema transtornado com esta perfeição do Alfonso Cuarón. Ah, e
tem Sandra Bullock numa das melhores performances de sua carreira.
Círculo de Fogo - Além de Cuarón, outro cineasta mexicano,
Guillermo Del Toro, presenteou os
cinéfilos com outro espetáculo visual. Círculo de Fogo, filme de monstros e
robôs gigantes, fez Transformers parecer uma espécie de Power Rangers do
cinema.
Os Suspeitos - Atuações intensas de Hugh Jackman e Jake Gyllenhaal,
uma trama intrigante e um desfecho inesperado. O suspense de Dennis Villeneuve agradou
críticos e público e Jackman bem que merecia uma indicação ao Oscar.
A Caça - Este longa dinamarquês de Thomas Vinterberg não
poderia faltar aqui. É um drama pesado sobre um professor (Mads Mikkelsen)
acusado de abuso sexual infantil e hostilizado por uma cidade inteira. Perturbador e nos induz à reflexão.
O Lado Bom da Vida - O filme é previsível, verdade, mas é
adorável, não tem como não se encantar com os protagonistas excêntricos vividos
por Jennifer Lawrence e Bradley Cooper. Uma dramédia cheia de ironias e livre
da pieguice.
Blue Jasmine - Woody Allen acertou de novo. Blue Jasmine é
um drama focado na vida de Jasmine, uma mulher rica e sofisticada que perde tudo
e vai viver com a irmã pobre em São Francisco. O filme é todinho de Cate
Blanchett que tem espaço de sobra para brilhar.
O Homem de Aço - Era do “jeito Snyder de ser” de que a
franquia do Superman estava precisando. Zack
Snyder sabia exatamente o que faltava nos outros filmes anteriores do herói e resolveu atribuir ao reboot, o ritmo
frenético, ação constante e explosiva, um Clark Kent mais realista e menos
bobão e um vilão que não é Luthor e nem usou de kryptonita para destruir o
mundo. Aprovadíssimo.
The Kings of Summer - Essa produção independente juvenil nem chegou
nos cinemas, mas não importa. TKS lembra muito o clássico Conta Comigo. A trama é sobre três amigos que decidem sair
de casa em busca da liberdade, para isso, constroem uma casa na floresta e
começam a viver lá. Uma comédia com toques dramáticos leves que fala de amizade
e amadurecimento sem sentimentalismo.
Invocação do Mal - Uma
produção de terror realmente apavorante, como há tempos eu não via. James Wan
acertou na escolha do elenco, Vera Farmiga, Patrick Wilson e Lily Taylor, no
cenário da casa mal assombrada e na construção das cenas de suspense. O clima é
de desconforto durante todo o filme.
Meu Namorado é um Zumbi - Um filme no qual os zumbis tiram sarro
deles mesmos. Apesar da premissa não muito original, um zumbi (Nicholas Hoult,
de Skins) se apaixona por uma humana, a produção agrada e diverte, as narrações
do protagonista sobre a sua condição são hilárias, ponto alto também para a
trilha sonora descolada.
Menções honrosas para: The Bling Ring, O
Lugar Onde Tudo Termina, Além da Escuridão – Star Trek, A Morte do Demônio, Django
Livre, Perigo por Encomenda, Em Chamas: Jogos Vorazes.
É isso aí, um 2014 repleto de filmes ótimos para todos nós que apreciamos a sétima arte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário