Páginas

20 de setembro de 2015

Maze Runner: Prova de Fogo - Ordinário, mas divertido




No ano passado, o público aprovou mais uma adaptação juvenil, Maze Runner: Correr ou Morrer, baseado na obra de James Dashner. Estrelado pelo promissor Dylan O´Brien, de Teen Wolf, o filme teve êxito por ter uma premissa intrigante e um mistério crescente que segurava a atenção do espectador do início ao fim. Um ano após essa agradável surpresa juvenil, estreia a continuação, Prova de Fogo (Scorch Trials, 2015), que se distancia dos acontecimentos do livro e prefere se afogar nos clichês do gênero cinematográfico, tornando-a assim, inferior ao antecessor.


O fato é que Maze Runner: Prova de Fogo é uma aventura ordinária, convencional demais e que por mais que as sequências de ação sejam bem produzidas e de tirar o fôlego -  a cena do vidro, a do túnel, da tempestade, são ótimas -  elas são enfiadas goela abaixo à força para entreter o público-alvo, só por isso, não importa se tais cenas precisam ter algum sentido dentro da história. Pra que sentido, né? Pois o público só quer mesmo é ver o Dylan O´Brien correr....



Prova de Fogo começa bem, com Thomas (O´Brien) e  seus amigos enclausurados em uma fortaleza cercada de mistérios e incertezas, mas a previsibilidade ganha força quando os jovens sobreviventes do labirinto - aaaah, que saudades do labirinto, da Clareira... – enfrentam os perigos do deserto e de uma sociedade colapsada e desconfiada em meio a construções em ruínas. 


No primeiro Maze Runner, Thomas lutava não só contra criaturas horrendas, mas também contra o conformismo e a resistência daqueles que tinham medo de sair da Clareira, agora, o protagonista, destemido como sempre, tem que lidar com o desconhecido num mundo perverso e  ainda carrega consigo a responsabilidade de manter vivos todos os seus amigos que o seguem, mesmo sabendo que ele não tem plano algum.



Apesar de tudo o que citei e do final bagunçado, Prova de Fogo não é um filme ruim, diverte pacas, se salva pelos personagens carismáticos, o cenário distópico impressionante, as já citadas sequências de ação e deixa o público com altas expectativas para o próximo capítulo, que tem muito potencial para ser superior a este. Confira AQUI o trailer.


NOTA: 6,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...