Páginas

2 de setembro de 2012

Eleição



Tracy Flick é ambiciosa, esperta, inteligente e irritante demais, é a protagonista da comédia dramática Eleição (Election, 1999), que aborda o universo das High Schools de uma maneira ácida e inteligente. Reese Whiterspoon mostra todo seu talento ao encarnar a estudante Tracy, aquela aluna chata que sabe todas as respostas que o professor faz, está sempre com o braço levantado ansiosa para responder a pergunta, mas por alguma razão, o Sr. Jim McAllister (Matthew Broderick) tem uma certa antipatia pela garota e simplesmente a ignora.

Vejo muito de Tracy Flick na personagem de Rachel Berry de Glee, ambas  são muito ambiciosas, se consideram seres especiais e acreditam que estão predestinadas a fazer algo grande na vida. Eleição começa com a personagem principal preparando a sua campanha para presidente do conselho estudantil do colégio, a princípio, Tracy não tem adversários, mas logo o seu próprio professor arruma um jeito de dificultar o sucesso da moça, e resolve colocar Paul (Chris Klein), o cara mais popular do colégio na disputa.


Tracy para presidente: "Não posso tornar seus dias mais longos, 
mas posso torná-los melhores".

O diretor Alexander Payne (Os Descendentes, Sideways) mostra com muito bom humor a corrida às eleições estudantis, e retrata de forma bem clara duas pessoas que são completamente opostas entre si, a aluna Tracy, a audaciosa, com uma fome imensa de se dar bem na vida e  que faz  tudo para chegar ao topo, e o professor McAllister, um homem já acomodado, sem grandes pretensões na vida e com um casamento à beira da falência.

"Você simplesmente acordou e de repente 
decidiu se candidatar a presidente?"

Um dos grandes pontos de Eleição -  além da narração em off -  é que não há vilões e nem mocinhos. Apesar de criarmos uma certa antipatia pela Tracy no começo do filme, culpa do professor que não a suporta, ao longo da história temos uma compreensão melhor sobre a personagem e descobrimos que ela é bem mais honesta e humana que pensávamos. Matthew Broderick (é aquele mesmo, do clássico Curtindo a Vida Adoidado) está ótimo, mas é Reese Whiterspoon que arrasa, e mostra bem mais potencial que nas comédias românticas que atua. A cena em que Tracy está pulando, comemorando (em silêncio) a sua suposta vitória nas eleições, é de rachar de rir. Vale ressaltar, que o final dos anos 90 é a "época de ouro" da atriz, além deste longa, ela atuou em outros pequenos grandes filmes como o poético A Vida em Preto e Branco e o sensual Segundas Intenções.

Eleição é bem mais divertido e esperto do que aparenta, apesar de ser ambientado em um colégio e ter atores jovens no elenco, os temas tratados aqui são bem adultos, mas tem aquele humor bem afiado que eu particularmente adoro. Assista ao trailer!

3 comentários:

  1. Hum... tenho um certo preconceito com o estilo do filme, mas se você diz que é bom...

    Bruno Paes

    ResponderExcluir
  2. É legal esse filme, desde que encarado de forma descompromissada! Alexander Paine me agradou mais com "Os Descendentes" sem dúvida!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Alexander Payne retrata sempre com simplicidade filmes com personagens próximos da realidade.

    O colégio deste "Eleição" é um microcosmo do mundo, onde vemos personagens que ficam cegos pela ambição e cometem absurdos quando desejam algo ou se sentem prejudicados.

    Abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...