Páginas

24 de fevereiro de 2013

O mórbido Frankenweenie




Um monte de crianças bizarras decidem ir para o cemitério e ressuscitar animais para uma feira de ciências da escola. De quem é o filme que estou falando? Acertou quem disse, “é do Tim Burton”. Em Frankenweenie (2012), a bizarrice é uma coisa bem normal. Este é o último trabalho do diretor, lançado em novembro passado, mas que agora sai em DVD.

A animação em stop motion e em preto e branco, apesar de ser produzida pela Disney, não possui aquelas figuras fofas e coloridas que estamos acostumados a ver, em Frankenweenie, como é de se esperar de um filme de Burton, os personagens são fisicamente estranhos e assustadores, principalmente o amigo corcunda de Victor, Edgar, ele é mais feio que os mortos-vivos que aparecem aqui. A fofura fica por conta da linda (e trágica) história de amizade entre um humano e um cão.

Este é Edgar, ele não é assustador gente?

Victor é um garoto tímido, cujo único amigo é o seu cachorro Sparky. Um dia, Sparky é atropelado e morre (sim, é isso mesmo, mas a cena é bem feita e não é chocante). Inconsolável e desolado, Victor não aceita ter Sparky apenas em seu coração e em suas lembranças, mas ali, pertinho dele fisicamente. Então o garoto resolve fazer um experimento e ressuscita o cachorro, o problema vem depois, quando seus colegas de escola resolvem fazer a  mesma experiência.

Este é um remake de um curta metragem feito pelo Burton em 1984, renegado pela Disney na época por considerar a história mórbida e assustadora demais para as crianças. Anos se passaram, agora o diretor tem todas as regalias do estúdio – após o sucesso estrondoso de Alice – no entanto, continuo achando Frankenweenie um filme difícil, por não ter um público definido, e ainda bizarro demais para as crianças pequenas.

O Criador e as suas criaturas.

A animação é um retalho de referências aos filmes clássicos de monstros dos anos 30, 40 e 50, que contribuíram bastante para a formação e o estilo adotado pelo cineasta. Drácula, lobisomem, múmia, todas essas criaturas são homenageadas na produção.

Frankenweenie é sombrio sim, mas é uma delícia de assistir, fala sobre amizade, família, e a dor de perder um ente querido. A animação tem uma bela cena de abertura e um humor negro bem característico de Burton – destaque para o gato que faz cocôs que preveem o futuro. What? Hilário - além, obviamente, do desfile de seres burtonianos e pra lá de esquisitos. Frankenweenie é divertido, mas antes de tudo, é um filme para os fãs do cineasta.

Quem deseja adentrar mais no mundo bizarro do cineasta e ver seus outros filmes, meses atrás eu escrevi um post sobre os seus melhores trabalhos. Clique aí em O Mundo Fantástico de Tim Burton.

Um comentário:

  1. Me lembro da cena do Godzilla e morro de ri, gosto de mais de filmes japoneses antigos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...