Páginas

15 de novembro de 2012

Os melhores atores - diretores do cinema atual




Com a estreia de Argo, mais uma magnífica obra de Ben Affleck, como diretor, resolvi fazer algo diferente, ao invés de escrever uma crítica sobre o longa, algo que todos os sites especializados vão fazer, decidi comentar sobre os atores/diretores mais promissores, os melhores em atividade no momento, aqueles caras que não satisfeitos em ser o subordinado de alguém, resolveram tomar as rédeas do negócio e sentaram na cadeira de diretor. Bom, para alguns nomes que citarei a seguir, ficar atrás das câmeras está dando mais certo que a carreira de ator, como por exemplo, o Ben Affleck, geralmente criticado por sua atuação, o cara se transformou, para surpresa de muitos, inclusive a minha, em um dos diretores mais cultuados e elogiados da atualidade. Quem diria...


Ben Affleck – Seu último filme recém estreou nos cinemas, Argo é mais uma prova de que o lugar do ator é mesmo atrás das lentes. Em resumo, a  trama é baseada em um fato verídico, conta a história de seis americanos presos no Irã, por conta de uma crise diplomática. Para fugir do país, eles precisam  se disfarçar de cineastas e  produtores de um filme fictício. O longa já é um forte candidato ao Oscar 2013, e Affleck tem a chance de levar seu primeiro Oscar como diretor. Argo merece mesmo ser reconhecido, é bem dirigido, boas atuações e tenso do início ao fim, além de prestar uma singela e linda homenagem ao cinema de ficção científica. Medo da Verdade e Atração Perigosa são outros grandes filmes que Affleck dirigiu. Apesar da carreira recente, sua função como diretor tem sido bem-sucedida até agora, algo pelo qual ele tem muito para se orgulhar.


George Clooney – Galã, simpático, bem-humorado, produtor, escritor, ótimo ator, Clooney ainda tem grandes habilidades como diretor. Começou com o pouco conhecido Confissões de uma Mente Perigosa, ganhou a crítica com o político Boa Noite e Boa Sorte, filme elogiado e indicado ao Oscar, incluindo Melhor Diretor para o Clooney. A terceira investida na direção foi com a comédia romântica Amor sem Regras, longa mal- sucedido nas bilheterias e que até a crítica torceu o nariz, nem eu vi esse. Em 2011, voltou à direção com Tudo pelo Poder, sobre um tema que ele entende bem: a política. Dividindo a cena com Ryan Gosling, o longa é um dos melhores de sua carreira, na minha opinião. Agora, fico mais ansioso pelo seu trabalho atrás das câmeras do que aqueles na frente delas. Seu próximo trabalho na direção já tem nome: The Monuments Men.


Selton Mello:  É claro que eu não poderia deixar de falar de um dos atores mais simpáticos e talentosos da nossa TV e do cinema. Selton Mello já tinha experimentado a função de diretor em seriados de TV, em A Mulher Invisível, mas foi em 2008 que ele dirigiu seu primeiro filme: Feliz Natal. Um drama intimista bastante elogiado pela crítica, mas quase ninguém viu, ao contrário de seu trabalho seguinte, a comédia melancólica O Palhaço, sucesso de público no país. O Palhaço é o representante do Brasil no Oscar 2013, se o filme ficar entre os cinco filmes estrangeiros finalistas e for indicado ao maior prêmio do cinema, o mundo vai conhecer o que nós, brasileiros, já sabemos, que Selton Mello é um excelente ator, cuja carreira recém iniciada de diretor mostra-se bastante promissora. Boa sorte para ele.



Sean Penn: O ator oscarizado dirigiu seu primeiro longa lá no comecinho dos anos 90, Unidos pelo Sangue, depois fez Acerto Final em 1995. Em 2001 voltou a atuar como diretor em A Promessa, um thriller protagonizado por Jack Nicholson. Mas Sean Penn não está nessa lista por nenhum desses filmes. Ele figura aqui por uma obra-prima que realizou, mais conhecida como Na Natureza Selvagem, drama melancólico e poético baseado na história real de Chris McCandless, jovem que larga tudo - e todos - para viver a liberdade em meio à natureza. Ao som da voz grave de Eddie Vedder, acompanhamos a linda e trágica história do garoto, vivido por Emile Hirsch, numa atuação assustadora. The Comedian e Crazy for the Storm, são dois filmes que Penn está trabalhando como diretor no momento, podem ser ótimas películas, mas dificilmente alcançará a perfeição de Na Natureza Selvagem.


Clint Eastwood: O veterano da lista. Ao lado de Woody Allen, Clint Eastwood é um dos diretores que mais trabalha, ultimamente tem feito um filme por ano e mostra que a idade -  pasmem, ele tem 82 anos -  não é nenhum empecilho à sua criatividade e às atividades que realiza, além de diretor, ele atua e ainda produz seus filmes. Sua carreira de ator teve início nos anos 50, mas ele só foi para trás das câmeras nos anos 70. Seu trabalho na direção de longas somente ganhou evidência com o western Os Imperdoáveis, de 1992,  o qual levou o Oscar de Melhor Diretor. A partir daí, ele realizou inúmeros trabalhos, entre os meus preferidos estão Menina de Ouro, Gran Torino, Invictus e A Conquista da Honra. Clint Eastwood deu um descanso na função de diretor este ano, mas não vai ficar longe das telas. Sua próxima aparição no cinema será em Curvas da Vida, um drama esportivo previsto para estrear este mês, no qual ele atuou como produtor e contracena com Amy Adams e Justin Timberlake. 

8 comentários:

  1. Ótima lista.

    E pensar que Clint Eastwood era tratado pela crítica como apenas um brutamontes por causa da série de filmes Dirty Harry. Quando ele lançou em "Bird" 1988 deixou muitos críticos espantados e a partir daí mostrou todo seu talento como diretor.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Brigado Hugo, fico feliz com isso!! E eu achava o mesmo do Clint, apenas um brutamontes do cinema, mas obviamente eu julgava antes de conhecer suas obras né...heheheh!

    ResponderExcluir
  3. Vale lembrar que o Ben Affleck recebeu junto com seu amigo e tambem ator Matt Damon o oscar de melhor roteiro original em 1998 !! ao admira que ele se destacasse como diretor!

    ResponderExcluir
  4. Vale lembrar que o Ben Affleck recebeu junto com seu amigo e tambem ator Matt Damon o oscar de melhor roteiro original em 1998 por Gênio Indomável. Nao me admira que ele se destacasse como diretor!

    ResponderExcluir
  5. Faltou um Mystic River "básico" na lista do Clint. Mas tá valendo!

    Bruno Paes

    ResponderExcluir
  6. Sim Virna, é verdade q ele já tem um Oscar na estante, hehehe!

    ResponderExcluir
  7. E Bruno, não esqueci de Mystic River....kkkkk

    ResponderExcluir
  8. Não disse que esqueceu, disse que faltou! :)

    Bruno Paes

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...