Páginas

2 de outubro de 2013

Obsessão (The Paperboy)



Estreia esta semana por aqui na terrinha o “novo” trabalho de Lee Daniels, Obsessão (The Paperboy, 2012). Eu digo “novo”, com aspas, porque o longa estreou nos EUA mais de um ano atrás, tempo suficiente para que todos os fãs de Nicole Kidman e de Zac Efron principalmente, pudessem conferir o menino de cueca branca na telinha do PC, e tanto tempo se passou desde a sua estreia original que o cineasta já lançou outro filme lá fora, o sucesso O Mordomo, desde já um forte candidato ao Oscar 2014. Pensei que Obsessão seria lançado no início do ano, época das premiações - Kidman até foi indicada como Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação nesta produção - mas ele estreia só agora em outubro. Que descaso. Mas caso a sua internet seja lenta e você não baixou o filme, ele está agora nos cinemas.

The Paperboy ficou conhecido nos festivais e na mídia sensacionalista como o filme em que Nicole Kidman urina em Zac Efron. Alguns consideraram a cena chocante. Bom, Kidman disse em uma entrevista que não achou nada disso e alegou que “violência choca mais”. Povo puritano. Eu também não achei a cena nada perturbadora, é inusitada, mas acredite, há outras cenas bem mais desconcertantes. Na verdade, Obsessão é cheio de momentos chocantes cujo único objetivo é mesmo incomodar o espectador.

Um furacão chamado Charlotte.

Obsessão é baseado no livro de Pete Dexter e conta com um elenco estelar e performances dignas. Na trama, Matthew McCounaghey volta à sua cidade natal para investigar um assassinato e provar que Hilary (John Cusack, assombroso) é inocente. Junta-se a ele a vulgar Charlotte (Kidman) que é apaixonada pelo prisioneiro, o irmão Jack (Zac Efron) e um jornalista arrogante interpretado por David Oyelowo. Todos desempenham bem seus papéis, mas é Kidman que se destaca como uma Barbie despudorada, sexy, engraçada e que parece está sempre chapada.  

Podem falar mal do botox da atriz, mas sua atuação é incrível e sabe aquelas cenas desconcertantes que falei, bem, ela está na maior parte delas.  Macy Gray, a cantora, também está no elenco e se destaca como a empregada Anita, que trabalha na casa de Jack (Efron).  Sua relação terna com o garoto constrói alguns momentos comoventes, o que soa estranho em uma película permeada pelo erotismo e cenas que soam ridículas, mas isso é algo bom, pois percebe-se que o diretor quis fazer um filme que causasse reações das mais diversas.

Matthew e Zac: atuações marcantes.

Como aconteceu em Preciosa, Lee Daniels estabelece uma narrativa que inclui a discussão de temas sociais como o racismo e utiliza-se de cenas desconfortantes para impactar o público, a diferença é que em Obsessão, ele tomou gosto pelo “incômodo” ,  e lhe dou o mérito por tal escolha. Finalizando, Obsessão é provocante e sensual demais, um thriller incomum, mas muito merecedor de um ingresso de cinema.


NOTA: 7,5

2 comentários:

  1. Parece interessante... vou ver quando tiver oportunidade. Gostei do cartaz!

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um filme beeem interessante Marcelo. vale a espiada. hehehe.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...