Páginas

21 de outubro de 2014

Mesmo Se Nada Der Certo é o filme mais delicioso do ano







Pode uma canção mudar uma vida? Sim, pode. A música é uma ferramenta poderosa de transformação do ser humano, eu acredito piamente nisso e John Carney também. Carney é o diretor da comédia romântica musical Mesmo Se Nada Der Certo (Begin Again, 2013), o filme mais delicioso do ano. 


Em resumo, Mesmo Se Nada Der Certo é uma história sobre duas pessoas perdidas na vida - Dan e Gretta - que encontram na música, um meio de ajustar suas vidas bagunçadas e uma oportunidade para recomeçar. Pode soar cafona dizer que este filme é sobre “o poder de transformação da música”, mas Carney conta essa história com tanta simplicidade e sinceridade, que é impossível não acreditar nesse poder, é inevitável não se envolver e se identificar com as personagens, principalmente se você é tão apaixonado por música quanto o diretor. John Carney é ex-baixista da banda The Frames e responsável por outro filme feito nos mesmos moldes, Apenas Uma Vez, ganhador do Oscar de Melhor Canção em 2008. 

 Keira Knightley mostra que tem uma bela voz


Na Natureza Selvagem, Quem Quer ser um Milionário, Billy Elliot e Guardiões da Galáxia, estes são algumas das produções que tem a música praticamente como um dos principais personagens da história, em Mesmo Se Nada Der Certo, as canções são tão importantes na trama quanto os protagonistas, interpretados por Mark Ruffalo e Keira Knightley, ambos inspirados.


Dan (Ruffalo) teve um dia terrível, ele é um produtor musical, uma sequência de situações embaraçosas o levou a um barzinho na cidade de Nova York, ali é onde ele tem o melhor momento do seu dia, quiçá, da sua vida. Ele vê Gretta (Knightley) tocando e cantando sozinha no palco, fica maravilhado com a garota tímida e tem uma epifania. Ele logo imagina todos os arranjos que a canção de Gretta pode ter e visualiza uma banda invisível acompanhando a moça. Uma das cenas mais encantadoras do filme. 

 Ruffalo e Knightley dividem o fone de ouvido


A partir de então, Dan e Gretta iniciam um relacionamento musical e profissional. Ela, deprimida, pois perdeu o namorado (Adam Levine, brincando de ser ator) para a fama, e Dan, um produtor amargurado mas muito perspicaz, tem na gravação do disco de Gretta a chance da autodescoberta, esquecer o passado e tentar seguir em frente.


Knightley está encantadora como a cantora indie de voz doce, Ruffalo está bem, ele está sempre bem, mas parece que já fez um personagem assim em algum outro filme, mas a química entre ele e Keira é inegável.


Mesmo Se Nada Der Certo é uma comédia romântica não muito romântica, Carney teve muito cuidado para não abraçar os clichês do gênero, ele soube muito bem usar o silêncio ou até mesmo as músicas, para expressar os sentimentos dos personagens, como quando Gretta canta no celular para o seu ex-namorado. Mais um momento incrível do longa.

 Levine também tem seus bons momentos no filme


Outra sequência inesquecível é quando Dan e Gretta estão passeando por Nova York dividindo o mesmo fone de ouvido e ouvindo as músicas preferidas dela, pra que diálogos, se as canções já dizem tudo?


Mesmo Se Nada Der Certo faz tudo na vida  parecer possível, nos enche de um otimismo que embriaga, é um filme sensível e gostoso de ver e ouvir, as canções são todas adoráveis e você vai correr atrás da trilha sonora assim que a história chegar ao fim.


NOTA: 9,0

Confira o clipe de Lost Stars, uma das viciantes e adoráveis músicas do filme.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...